PDA

Ver Versão Completa : Os enteógenos na sociedade moderna - qual o valor?

Psycho
20-06-06, 11:05
Traduzido do livo "Hallucinogenic Plants, a Golden Guide", de Richard Evan Schultes

" Nossa sociedade moderna recentemente adotou o uso, algumas vezes ilegal, de alucinógenos em grande escala. Muitas pessoas acreditam que podem alcançar experiências "místicas" ou "religiosas" alterando a química do corpo com alucinógenos, não se apercebendo que na verdade estão apenas repetindo velhas práticas de sociedades primitivas. Se as aventuras induzidas por drogas podem ser identicas aos insights metafísicos que alguns místicos alegam atingir ou apenas uma contraparte deste, continua um tema controverso. A pulverização e o crescente uso dos alucinógenos em nossa sociedade pode ter pouco ou nenhum valor e pode algumas vezes ser até mesmo perigosa e oferecer riscos. Em qualquer evento, é uma forma importada e imposta sem nenhuma raiz na cultura em que vivemos."

:atencao: Qual o real valor do uso dos enteógenos na sociedade moderna? Crescimento pessoal? Crescimento da sociedade? ou apenas curiosidade, experimentação?

Self
20-06-06, 12:50
assunto complexo

Insider
20-06-06, 17:52
:atencao: Qual o real valor do uso dos enteógenos na sociedade moderna? Crescimento pessoal? Crescimento da sociedade? ou apenas curiosidade, experimentação?

Axo que um pouco de todos :P

L'esprit libre
21-06-06, 11:56
]http://www.vintagepbks.com/gg-images/hallucinogenic.jpg (http://www.vintagepbks.com/gg-images/hallucinogenic.jpg)

Ao meu ver, hoje, após o advento da contra-cultura, em coletividade não parece haver algum rumo como "crescimento pessoal" ou "iluminação". De forma geral vejo alguns tipos de pessoas que procuram as substâncias expansoras: o experimentador, o investigador, o espiritualista, o turista, o doidão e o entediado. Não vejo sincronia entre estes.

O valor que se dá ao uso dos expansores, que uns consideram sagrados outros não, é individual demais para se dizer qual o valor que uma sociedade inteira dá a isto. Há comunidades que dão as mais diversas valorações.

Acredito que estamos num processo de transição que levará à vários tipos de espiritualidades, formas de uso adequadas à cada condição de determinada comunidade existente ou que se criará. Embora o uso em larga escala, por comunidades que não dêem algum valor sequer, pareça inevitável.

chicleton
21-06-06, 13:29
Buscar sabedoria, interconectar realidades paralelas, ampliar os horizontes para infinitas possibilidades...

rodrigues
21-06-06, 14:07
gostei mto dessa síntese, espírito liberto. concordo com isso tudo.

só acho que em coletividade até existe uma busca para iluminação e crescimento pessoal, vide todas essas religiões ayahuasqueiras e demais neoxamãs em proliferação.

mas posso não ter entendido corretamente o que vc quis dizer com:

em coletividade não parece haver algum rumo como "crescimento pessoal" ou "iluminação"

de qq. maneira acho que isso tudo, essas instituições todas que estão surgindo, estão sujeitas - como tudo mais - a entropia, que no nosso tempo de excesso de informação tem uma força de dissolução maior do que nunca e degrada tudo mto mais rápido.

o que é bom. pq instituições tendem a cristalizar posições, hierarquias, criar classes, divisões, fardados e leigos, pastores e fiéis.

e se um cara metido a xamã ou um pastor de igreja te diz que as coisas são assim, assim e assado, hoje em dia para uma pessoa esclarecida e em busca do que é real, é mto fácil de discordar e de criar outra igreja ou tenda ou seja lá o que for, com suas próprias opiniões. ou melhor, abandonar tudo isso e partir para um caminho individual, sem compromisso social com a espiritualidade (no sentido de converter fiéis para sua causa).

a sociedade já é bem grandinha para procurar por si só sua espiritualidade. não precisa de ninguém para converter ninguém. o palácio da concepção está em chamas e o palácio do novo conhecimento está com os portais abertos. é bom entrar por ele, mas qdo este tbém for queimado vai surgir o palácio da sabedoria, e as bibliotecas todas em chamas, sem livros nem dps na faculdade, sem isso nem aquilo, nem um nem outro. uhhh... haha, viagem.

o conhecimento hj em dia é abundante, não é escasso. na sociedade da informação, não é a informação que tem valor, mas a atenção, a busca - que parte do indivíduo.

por isso que boto fé no indivíduo, em sua vontade de se conhecer e na sinceridade para consigo mesmo. e descarto as tradições, as liturgias, etc.

na bíblia lá diz que no fim não se buscaria por Deus nem num monte nem em outro, mas em espírito e verdade. em verdade pq requer honestidade para consigo mesmo e em espírito pq é pessoal e singular em cada indivíduo.

no zen budismo diz que qdo surge a vontade de percorrer o caminho, aquele já é um buda. td parte da vontade sincera. do início da busca até a realização do caminho não há diferença. é td a mesma coisa. é td a prática. não há tempo, não há espaço, o que existe é apenas o intento, a vontade de percorrer o caminho. e o caminho já é a própria realização.

coletividade é força, é um ajudando o outro a percorrer o caminho. solidão é sabedoria, requer mta força de vontade para se manter no caminho sem o apoio coletivo.

por isso gosto deste fórum. permite o caminho individual, mas ao mesmo tempo permite acesso a outras pessoas em seus caminhos e o foco não é qq tipo de iluminação, mas a troca de informações sobre as buscas de cada um e as ferramentas utilizadas para suas realizações. os objetivos se misturam, mas sempre surge algo que é do interesse, seja para o xamã, para o budista, para o dj ou para o doidão de fim de semana. e não requer a adoção de um sistema de dogmas em comum. apesar de ter uma ou outra coisa que é meio consensual, no geral a diversidade convive em harmonia. os loucos, os santos, os pais de santo, os budistas, protestantes, beatnick, com o símbolo da paz dependurado no pescoço, cientista, etc...

acho isso mto legal. os rituais, os usos, as chapações, etc, não acontecem em grupo, mas ao mesmo tempo frequentamos uma espécie de igreja, sem pastores, nem xamãs, como mtos alunos tentando aprender uns com os outros.

mas tentando responder ao Psycho, acho que o conhecimento sobre os enteógenos está cada vez mais expandindo. e são os objetivos individuais que definem seus valores. de repente valeria a pena criar uma enquete, com uma pergunta do tipo: "qual teu objetivo com os enteógenos?"

- estudar a mente humana
- me auto-conhecer
- compreender a realidade
- chapar com umas paradas diferentes
- obter transcendencia espiritual
- curiosidade
- etc...

aí a partir desses resultados talvez fosse possível concluir alguma coisa sobre as intenções dos indivíduos para com as plantas mágicas.

Pedro
24-06-06, 02:06
Além do crescimento das religiões que adotam expansores de consciência me parece estar havendo também um crescimento num movimento informal, individualista e sem conceitos definidos.

Olhe o nosso forum por exemplo, semana passada tinhamos quase 1000 usuários, agora já temos quase 1020, e isso sem fazermos nenhum tipo de propaganda.
As pessoas vêem chegando aqui aos poucos de forma silênciosa (da mesma forma que alguns se vão), buscando informações, movidas pela curiosidade em experimentar algo desconhecido.

Se fosse para apostar num desses grupos, eu apostaria no grupo informal e individualista, esses são movidos pela curiosidade, são exploradores que estão indo atrás de informação e junto dela aliarão o conhecimento prático.
Vejo como grande vantagem o fato dessas pessoas colherem opiniões diversas, conceitos e teorias que as vezes se contradizem (afinal nesse tema dificilmente se chega num consenso) para então somando suas experiências formarem sua opinião sobre o tema.
Isso difere dos grupos religiosos, porque muitos dos que participam acabam ficando limitados a apenas aquilo que aprendeu no seu grupo, é claro que existem exceções, mas não são muitas.

Não vejo os enteógenos como ferramente principal na evolução das pessoas, nem de grupos, o principal mesmo todo mundo já sabe e não é segredo para ninguém, o difícil é botar em prática, mas é tão utópico no nosso estágio atual que chega até a pegar mal falar de Amor abertamente.

Enteógenos (para mim) servem para lembrar e até nos dar vislumbres de que existem outras realidades, tanto superiores quanto inferiores, eles são veículos para que possa ser acessados outros planos e estados de consciência, vale lembrar que não são os únicos, nem mesmo os mais conhecidos, talvez sejam os mais "faceis", afinal teoricamente não requerem a mesma disciplina que meditação e a viagem astral.

Qual o real valor do uso dos enteógenos na sociedade moderna? Crescimento pessoal? Crescimento da sociedade? ou apenas curiosidade, experimentação?
O crescimento pessoal de várias pessoas necessariamente reflete no crescimento coletivo da sociedade. :D

Alkimista
24-06-06, 02:36
de repente valeria a pena criar uma enquete, com uma pergunta do tipo: "qual teu objetivo com os enteógenos?"

- estudar a mente humana
- me auto-conhecer
- compreender a realidade
- chapar com umas paradas diferentes
- obter transcendencia espiritual
- curiosidade
- etc...

aí a partir desses resultados talvez fosse possível concluir alguma coisa sobre as intenções dos indivíduos para com as plantas mágicas.

Talvez, se todos respondessem honestamente, aí teríamos alguma base para calcular. As intenções das pessoas que chegam até aqui ficam sempre em suspense, não é possível determinar exatamente. Pensem, por exemplo, em quantos usuários tem no fórum e em quantos realmente participam, e dentre estes, quantos de fato demonstram ter algum propósito na "causa" ou pelo menos revelam suas intenções!

As alternativas da enquete poderiam ser algo do tipo:

O que você busca com o uso de enteógenos?

- Compreender a psiqué humana
- Descobrir/desvendar realidades paralelas
- Aprender feitiçaria, obter poder
- Obter auto-conhecimento
- Obter transcendência espiritual
- Fugir da realidade cotidiana
- Chapar-se com uma parada diferente, ter alucinações
- Simples curiosidade
- Outras razões? especifique...

Ainda assim teria muita gente que ficaria com várias opções, e outros não saberiam ao certo o que procuram!

Psycho
11-07-06, 15:00
Ainda em relação à este assunto, me ocorreu uma outra idéia. Antigamente, as sociedades primitivas que faziam uso de enteógenos (e tinham toda sua estrutura construida em torno deles) usavam plantas nativas da região onde eles próprios habitavam (Ex: Iboga para os povos da Àfrica Ocidental, Cogumelos para algumas sociedades da América Central e do Sul e assim por diante). Já o uso dos mesmos pelas sociedades modernas, traz uma característica totalmente diferente, pois hoje, pela Internet, é possível adquirir enteógenos de praticamente qualquer lugar do mundo.

:seta: Essa falta de identidade do usuário com o enteógeno, uma vez que no seu meio NÃO há identificação social e cultural com a planta em questão, não acarreta em uma parodoxo perigoso e aparentemente sem solução?

Insider
12-07-06, 10:28
:seta: Essa falta de identidade do usuário com o enteógeno, uma vez que no seu meio NÃO há identificação social e cultural com a planta em questão, não acarreta em uma parodoxo perigoso e aparentemente sem solução?

A falta de informacao almenta o medo, e dificulta o contato com os enteogenos. E isso faz com que a pessoa des de pequena tenha uma visao ruim sobre o enteogeno, concluindo que definitivamente nao existe nenhum tipo de caminho bom qdo se trata de drogas. Ai o cara OUVE fala de droga e ja vem automaticamente o pensamento ruim e sujo que a sociedade finco la na mente dele. Eh = dizia num outro topico. Ver sua mulher gravida ou seu filho de 5 anos de idade torto de ayahuasca seria um absurdo pra maiora, uma visao do tipo: "estou drogando uma criança, ou uma mulher gravida". E eh um ponto de vista que ja existe fixo dentro da cabeça.

Paz e luz

clrlp
09-08-06, 22:11
Ingrensei no forum com intuito de achar alguma coisa no meu quintal que me desse um barato massa sem ser drogas!!! Que minha mãe trabalhava com isso e desde os 13 encheu minha cabessa ainda bem hehe me previniu legal de crak e estas paradas!
Porem quem chega como eu aqui!!!
Ce depara com muitos alertas pra quem busca o que eu buscava!!! Logo você comessa a ce perguntar pra que eu irei usar os enteógenos???
As respostas tem em alguns postes aqui mesmo...
Mas eu ainda me pergunto... pra que... vo faze o vinho de jurema... e só hoje no banho... me pereguntei pra que... VO faze!:eek: Mas pra que?
:seta: Logo eu pergunto para me auto conhecer me conectar com outros mundos basta eu usufluir deles e eles me mostraram o caminho,como um limpador de para brisas dai basta eu guiar:questao:
Claro com aquela preparação toda e tals que ainda num sei o que é hehehe:p:, que creio eu, que seja eu estar de bem comigo mesmo e deu ja basta etc!???

MangueBeat
17-08-06, 15:42
Buscar sabedoria, interconectar realidades paralelas, ampliar os horizontes para infinitas possibilidades...

Infelizmente, esse é o objetivo da minoria que busca os enteógenos, a grande maioria toma pra ficar "doidão".
Daí a banalização.

Psycho
05-11-08, 20:43
Segundo alguns autores, essa questão contém um paradigma. Enquanto quase a totalidade das sociedades primitivas fazia uso dos enteógenos como meio de entender melhor e atuar no contexto do dia a dia em que viviam, é característica comum ao neo-xamanismo o uso de enteógenos como ferramenta para entender o "outro" mundo. O que faz com que toda relação entre o homem e os enteógenos tenha que ser repensada, uma vez que hoje seus objetivos já são substancialmente diferentes.

ChoK'z
05-11-08, 20:52
Todo uso enteogeno sempre foi realizado com o intuito espiritual.

Não conheci historia de alguma civilização que fazia uso recreacional de enteogenos.

Neste sentidos, os primitivos estão bem a nossa frente.
Ou nós mesmos regredimos, quem sabe.

RodoxPreto
06-11-08, 01:44
é característica comum ao neo-xamanismo o uso de enteógenos como ferramenta para entender o "outro" mundo.

Ótimo! Conhecer outroS mundoS, para na realidade conhecer O mundo! A unidade. O todo dessa fração que conhecemos.

Apesar de haver a banalização, ser um problema, sim! Vejo que com um mínimo de instrução, o próprio enteógeno dá a lição.

O propósito deve ser mais distribuído do que a própria ferramenta!

Por isso, todos somos mestres.

Todo uso enteogeno sempre foi realizado com o intuito espiritual.

Não conheci historia de alguma civilização que fazia uso recreacional de enteogenos.

Neste sentidos, os primitivos estão bem a nossa frente.
Ou nós mesmos regredimos, quem sabe.

Brother Chok'z, tua opinião é bonita! Mas vejamos que a separação recreacional/religioso é sintoma da nossa civilização.

O que a cultura/religião judaico-cristã fez? Ciência/Milagres, Físico/Sutil, Medicina/Bruxaria(Curandeirismo), etc, etc.

Não regredimos... nos emburreceram!

:luz: