Ver Versão Completa : Questionamentos sobre aliados e mestres
Li o Erva do Diabo, já como conhecedor de alguma coisa sobre enteógenos.
Tenho experiência com Argyreia Nervosa, Calea Zacatechichi e Salvia Divinorum.
Vi que nos ensinamentos desse livro se fala sobre aliados e mestres. No mesmo, tem-se como mestre o Mescalito (Peyote) e aliados o Humito (Psilocybe Mexicana/Cubensis) e a Yerba del Diablo (Daturas).
As perguntas que surgem são: como poderíamos enquadrar outros enteógenos? Será que tem como? Quem, segundo os conceitos de Don Juan Matus, poderia ser mestre e quem poderia ser aliado? Sei que isso nunca passará de especulação, mas pode gerar debates interessantes acerca dos enteógenos.
Sabe-se que índios de origem Nahuatl usavam tb morning glory, ololiuqui e salvia divinorum. Sabe-se tb que os Yaqui (Don Juan Matus) são de origem Nahuatl, assim como Mazatecas, Toltecas e Aztecas.
Abraços!
rodrigogru
15-08-06, 16:55
E aí shamanix
Acho que somente a intuição e o coração de quem faz uso da planta podem informar sobre isto.
Mas é a minha opinião, de um cara que segue a intuição como se fosse um canal de comunicação com o divino.
Grande abraço
Minha opnião nesse caso é que os mestres e aliados só aparecem; influenciados como no caso do Castãneda o indio que o estava inicializando, ou uma religião, ceita algo que te impõe quem são estes aliados caso contrario como saber quem é quem quando se é um Nomade(como eu)!!!
:rolleyes: Não me lembro muito do livro mas mestre é o indio né? Aliados são os adquiridos em trips!
Minha opnião nesse caso é que os mestres e aliados são impostos por uma cultura! Quando ce é um nomade numca vai ce poder saber os segredos completos de como realmente ce estabelece uma conexão com estes devidos ´´seres´´.
Alguem ja seguiu o passo completo que é descrito no livro???
Eu apenas fis o chá nem ao menos respeitando a planta!:eek: E o aliado me deu o que eu queria, mas em troca me fechou para futuras perguntas!
Logo creio eu que :seta: enteógenos + devida inicialização dentro de uma comunidade praticante + fé + respeito+ seu ´´eu´´= A Aliado ou mestre!
Ola irmaos..
bom pelo conhecimento xama que tenho estes aliados de quem vc fala sao pessoas que vc encontra em suas viajens ou animais de poder.. que te dao forca, nao conversam com voce.. apenas estao com vc para te ajudar e fazer companhia no outro mundo.. em seus aliados vc encontra sua forca..
os mestres sao os sabios.. a sua sabedoria interior.. voce contacta com ele quando precisa de alguma resposta para algum acontecimento que merece atencao.. contando com ele ele dira oq realemnte sua alma precisa..
Aliados ou animais de poder = força
Mestre ou Sabio = Sabedoria interior
No meu ponto de vista, plantas de efeitos lisérgicos, como LSA (Morning Glories), mescalina (peyote, San Pedro), DMT (Ayahuasca e análogos), e mesmo os cubencis ingeridos (psilocibina é derivado do DMT). São mestres visto que seu propósito é Psicodélico (expansão da mente/consicência).
Aliados são as plantas mágicas como Calea, Datura, Salvia, etc...
Castañeda afirma que o Fumito seria um ailado, mas note que sua forma de uso é bastante incomum para cogumelos Psilocibes, se aquilo realmente existir, creio que haja muita influência das outras 5 ervas que vão no Fumito, além do tempo que leva para dar poder a ele (1 ano fechado na cabaça).
Na verdade, nos livros posteriores se esclarece que os aliados não são as plantas, mais "coisas" criadas pelo poder, que existem neste mundo, são como poderes, que se manifestam de diversas formas.
O Nagual (Don Juan) tinha dois aliados que ele guardave em cabacinhas invisíveis presas ao seu sinto, os aliados resolveram morar nas cabacinhas para ajudar o Nagual Juan, Don Genaroi também tinha dois aliados guardados da mesma forma; Castañeda enxergava estes aliados como sendo um gigantesco Coyote, uma Pantera negra Gigante, um Homem magro, calvo, com roupas de agricultor e o quarto era um retêngulo cúbido gigante e negro.
Até o 6° livro mescalito não volta a aparecer, nem Castañeda faz uso de peyote nem de Datura, mas faz de Fumito no cachimbo do Nagual. Ele o faz para adquirir velocidade para enxergar o outro mundo, mas falhou nestas tentativas. Mas conseguiu fazer isto noutras oportunidades, sem fumito, apenas pela técnica de parar o diálogo interior (não-fazer).