PDA

Ver Versão Completa : Estudo descobre como LSD afeta o cérebro

RUDR4
01-02-07, 08:30
Estudo descobre como LSD afeta o cérebro

Junto com outros alucinógenos, droga atinge forma específica de fechadura química. Efeito perturba ação de neurônios do córtex que coordenam consciência e percepção.

Reinaldo José Lopes Do G1, em São Paulo

O LSD alcançou um status quase lendário entre a contracultura dos anos 1960 e acabou banido no mundo todo por causa de efeitos psicológicos considerados devastadores. Agora, cientistas americanos conseguiram elucidar como o LSD afeta as células do cérebro, causando um conjunto impressionante de distorções na percepção da realidade de seus usuários.

http://tubodeensaio.globolog.com.br/lsd.gif

A descoberta também vale para uma série de outras drogas alucinógenas, desde as desenvolvidas em laboratório, como o próprio LSD (veja a estrutura molecular dele ao lado), até outras usadas há milênios por tribos indígenas. Há indícios de um mecanismo de ação comum entre elas.

O estudo, que está na edição desta semana da revista científica "Neuron", é liderado por Stuart Sealfon, da Escola de Medicina Monte Sinai, em Nova York. "É importante frisar que o quadro ainda não está totalmente claro", declarou Sealfon ao G1. "Mas ele é consistente com os efeitos que vemos e, portanto, deve ser verdadeiro."

O LSD (sigla de dietilamida do ácido lisérgico), assim como a mescalina (droga derivada de alguns cactos e usada originalmente pelos índios do sudoeste dos EUA) e outros alucinógenos, afetam o mesmo tipo de "fechadura" química dos neurônios. Trata-se de um sistema conhecido pela sigla 2AR.

Os alucinógenos fazem esse sistema funcionar muito acima do que deveria, mas o curioso é que outras substâncias sem nenhum efeito alucinógeno também agem sobre ele. Assim, ficava difícil saber se esses receptores eram mesmo a chave da ação do LSD.

Assim, experimentos feitos com neurônios de camundongos em placas de vidro e nos animais vivos exploraram as diferenças de ação das substâncias alucinógenas e não-alucinógenas sobre os receptores. Ao analisar que genes eram "ligados" ou "desligados" pela ação do LSD, Sealfon e seus colegas descobriram que, apesar do receptor em comum, o alucinógeno gera um conjunto específico de efeitos sobre os neurônios.

Eles até arriscam uma área-alvo que deve ser responsável pela maior parte dos efeitos da droga, como a impressão de que objetos inanimados ganham vida ou de perda da diferenciação entre o "eu" da pessoa e o mundo exterior. As células mais afetadas seriam os chamados neurônios piramidais da camada V. Esses neurônios parecem fazer a ponte entre o córtex cerebral, a área mais "nobre" do órgão, que comanda a consciência, e regiões que coordenam percepções e movimentos.

"É uma especulação razoável imaginar que haja um problema na capacidade de filtrar o que entra na consciência a partir dos sentidos", diz Sealfon, ressaltando que mais estudos ainda são necessários para confirmar a hipótese. Assim, a ação do LSD poderia ser comparada a certas doenças, como a esquizofrenia.

devendra
01-02-07, 08:56
Ixe... Isso ainda dá pano...
Nosso professor Xavier (o dr. dartiu xavier) que o diga: se, por um lado, uma comissão multidisciplinar (com ênfase em ciências médicas e bioquímicas) dá sinal verde para o consumo moderado da huasca, por outro, sabe-se que os distúrbios psiquiátricos de cisão, alucinação ou cognição podem ser deflagrados pelas substâncias.
Bah...
Como sempre na vida: só o caminho do meio 'salva' :D

Alkimista
01-02-07, 10:22
O problema com os tais médicos/cientistas é que sempre querem associar tudo que não lhes parece "normal" com doenças.

Mas seja como for, acho válido a experimentação científica. O cérebro precisa ainda ser descoberto.

"Só o caminho do meio Salvia" :D

devendra
01-02-07, 13:19
"Só o caminho do meio Salvia" :D

...tirou o trocadilho da minha cabeça, :p:

clrlp
02-02-07, 21:07
E dai?:p: :D :eek: :confused: kkkkkkkkkkkkk....

RUDR4
05-02-07, 20:51
E dai?:p: :D :eek: :confused: kkkkkkkkkkkkk....

Informação, é só informação.

Mas, informação comparada com outra informação: gera conhecimento.

E conhecimento usado com inteligência é a ferramenta do sábio. :pos:

Saudações!

clrlp
07-02-07, 20:00
só:D mas num creio que saber que o local onde o LSD age é tb lugar de ação de otras substâncias, é uma informação muito ´´interesante´´, existem tantas substancias que agem nos mesmos receptores o porque ´´da :eek: ´´ de saber que ´´tipo´´ o chocolate age onde o LSD age!
LSD não é droga? uahuaha....
;) mas entendi o q vc falou!

RUDR4
07-02-07, 21:20
só:D mas num creio que saber que o local onde o LSD age é tb lugar de ação de otras substâncias, é uma informação muito ´´interesante´´, existem tantas substancias que agem nos mesmos receptores o porque ´´da :eek: ´´ de saber que ´´tipo´´ o chocolate age onde o LSD age!
LSD não é droga? uahuaha....
;) mas entendi o q vc falou!

Ok! Adoro chocolate! :D

Pedro
07-02-07, 21:21
"É uma especulação razoável imaginar que haja um problema na capacidade de filtrar o que entra na consciência a partir dos sentidos"

Talvez ficaria melhor:

"É uma especulação razoável imaginar que haja um problema na capacidade de filtrar a partir dos sentidos o que é a consciência"

Insider
01-03-07, 04:22
So queria intender uma coisa. Qual o intuito de descobrir como o lsd afeta o cerebro? Aonde querem xegar com isso, pq eu acho que o que o LSD tinha pra mostrar ja foi descoberto. Como muito se descobriria um pouco mais de informaçao sobre tal. Mas o importante do LSD(a trip enteogena e recreativa) ja se sabe.

Self
01-03-07, 06:48
lsd é droga sim, experimente usar toda semana pra ver onde seu cerebro vai chegar!!
tenho um amigo que parou no tempo, o cerebro dele não aprende mais nada!!

clrlp
01-03-07, 07:39
So queria intender uma coisa. Qual o intuito de descobrir como o lsd afeta o cerebro? Aonde querem xegar com isso, pq eu acho que o que o LSD tinha pra mostrar ja foi descoberto. Como muito se descobriria um pouco mais de informaçao sobre tal. Mas o importante do LSD(a trip enteogena e recreativa) ja se sabe.
Eu creio que estão querendo usalo como algum tipo de remédio.... :rolleyes: ce ja não é usado´´desculpe a ignorância´´:eek:

fantomas
01-03-07, 08:12
lsd é droga sim, experimente usar toda semana pra ver onde seu cerebro vai chegar!!
tenho um amigo que parou no tempo, o cerebro dele não aprende mais nada!!

hummm, isso é relativo, self. Acho que você tem uma visão muito moralista das "drogas". Tem gente que toma huasca toda semana na igreja e também vive muito bem obrigado, vc sabe disso. Só porque o lsd não é planta, não quer dizer que não seja um enteogeno maravilhoso.

cada corpo/mente reage de uma forma diferente, se a mente do cara é do tipo paradona, vai parar mesmo, até sem droga.

minha experiencia pessoal a respeito do tema:

de 1990 a 1995 devo ter tomado mais de 50 acidos, na media de pelo menos um por mês. Muitos eram pura anfetamina, mas rolou muito acido verdadeiro também. Inclusive fiz uma experiencia de autoterapia lisergica e tomei um por semana durante uns tres ou quatro meses no ano de 1993, quando o famoso "epoclair" (um acido na forma liquida, inacreditavelmente puro) pintou aqui em sp. não emburreci nem surtei nem pirei, mas curei muitos problemas, inclusive um principio de sindrome do panico com base em traumas de infancia que estava me levando ao psiquiatra, que por sua vez queria me entupir de bola preta. dei uma banana pra ele e parti pra autocura com o que julguei ser o remedio mais adequado pra mim. Torrei uma grana e comprei epoclair no atacado... Curei de verdade e não tenho nenhuma sequela fisica ou mental por conta da experiencia.

fiquei uns dez anos sem tomar, devido à má qualidade do produto. Graças a uns anjos portugueses, materializaram-se por aqui uns selos verdadeiros no ano passado. voltei a utilizar, desta vez com mais experiencia e sabedoria, graças ao trato com as plantas.

asseguro que o lsd é uma maravilhosa ferramenta de cura psiquica e fisica também. tome 3 selos de um acido verdadeiro e verá que todas as suas convicções morais sobre esta substancia são pura fantasia plantada pela war-on-drugs dos ultimos 40 anos. sem duvida um dos mais poderosos enteogenos, só que a dose de um selo é insuficiente para atingir os patamares mais elevados de consciencia.

Pessoalmente, é o enteogeno que mais aprecio. Pena que é dificilimo conseguir o verdadeiro.

creio que o lsd é uma das maiores conquistas farmacologicas do ocidente. é uma burrice historica a proibição da fabricação e pesquisa desse remedio.

abs...

Self
01-03-07, 08:23
hummm, isso é relativo, self. Acho que você tem uma visão muito moralista das "drogas". Tem gente que toma huasca toda semana na igreja e também vive muito bem obrigado, vc sabe disso. Só porque o lsd não é planta, não quer dizer que não seja um enteogeno maravilhoso.

Olá fantomas!!
veja, não disse que lsd não é enteógeno, o que disse é que é uma droga! ou seja uma substancia estranha ao corpo, que sobrecarrega os neuronios, diferente de huasca... o lsd administrado de forma inconsequente produz sequelas graves... acredito no uso terapeutico dele, com certeza, mas esses usuarios que usam tudo o que aparece de lsd mal sintetizado, estão numa roleta russa mental, o lsd puro, como vc disse é rarissimo, portanto não creio ser uma boa coisa ficar usando lsd constantemente, já temos as plantas que não agridem o cortex tão violentamente, ao meu ver lsd no maximo 3 vezes por ano com espaçamento de 4 meses entre as doses

fantomas
01-03-07, 09:28
Olá fantomas!!
esses usuarios que usam tudo o que aparece de lsd mal sintetizado, estão numa roleta russa mental, o lsd puro, como vc disse é rarissimo, portanto não creio ser uma boa coisa ficar usando lsd constantemente, já temos as plantas que não agridem o cortex tão violentamente, ao meu ver lsd no maximo 3 vezes por ano com espaçamento de 4 meses entre as doses

Concordo totalmente. Aliás, creio ser de fundamental importancia esse espaçamento minimo de 4 meses entre experiencias não só com o lsd, mas com qualquer outro enteogeno.

em tempo: pra galera mais jovem e afoita, por favor não tomem minha experiencia pessoal como modelo de nada, quando eu era mais jovem eu era muito burro e inconsequente, um quase suicida mental. além do que, só confesso esses absurdos no meio virtual, além de minha esposa e uns dois ou tres amigos, não dá pra falar dessas coisas no mundo lá fora... acho que nunca mais arranjava trabalho na vida se algum de meus clientes soubesse desse historico malucão.

não quero fazer apologia de nada, e pelamordedeus muito cuidado com esse lsd mal sintetizado que rola por aí. acho que sou um sobrevivente, só um estupido faria as coisas que fiz.

(e outras que ainda faço, eh eh ;) )

clrlp
01-03-07, 19:10
Bá fantomas... é o cara q mas uso LSD que conhesso uhauahau e num periodo de mmenor tempo ! hehe