PDA

Ver Versão Completa : Praticando o Dharma

yankelss
06-12-07, 23:07
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2006/03/os_tres_pilares.html

note o Parami é a essencia acumulada dentro do ser, se voce achar semelhante com o que falei sobre "Padrao Frequencial" nao é mera coicidencia!

diz no texto: Dividir, compartilhar o que temos é uma forma linda de nos relacionarmos com os outros e nossas amizades ficarão muito intensificadas pela qualidade da generosidade.

*mas pra isso precisa que o receptor seja humilde, e receba a ajuda!

E através da prática da atenção, do não agarramento, da não-condenação, não-identificação* com coisa alguma, a mente torna-se mais leve e mais livre.

*seria melhor dizer, a nao-identificaçao com qualquer frequencia mundana, seria permanecer no vacuo!

apos a leitura do texto, leia leia este topico sobre projeçao da consiencia, e voce vai entender como funciona o sistema de frequencia!
http://www.plantasenteogenas.org/forum/showthread.php?t=2762

leiam o texto, o acid caprichou nele! :)

entao a pergunta seria, depois do texto voce entendeu, e vai praticar o dharma?

yankelss
06-12-07, 23:12
voto, sim! concerteza, sem sombra de duvidas! vou vivendo e voando cada vez mais alto!

nao existe "talves" no dharma, ou voce pratica, ou nao pratica!

entao por isso que nao coloquei "as vezes" como opçao!

Psychedelic
07-12-07, 07:31
Eu me esforço para fazer o que é certo, nem sempre é possível, faço muita merda, mas aos poucos vou melhorando.

Falow

Nono
07-12-07, 10:20
Traço meu caminho a cada passo.
Nao existe descrição cabível pra o que eu vivo/existo no momento.

yankelss
07-12-07, 10:58
nao esperava reaçao diferente morta, afinal:

mortandelo: "ADORO SER DIFERENTE"

mas pra min, ser diferente hoje em dia é ser normal! por isso que o mundo esta como esta hoje!

Psilouiz
07-12-07, 11:18
concordo com o morta

eu sigo o dharma,mas o dharma meu,eh propio,nao igual ao dharma budista!

como carne(ja vi lhamas ke comem carne)
pratico nao-selibatarismo
uso alteradores de consciencia

yankelss
07-12-07, 11:33
acho que voce nao entendeu!

existem propositos psilouiz, se voce come carne porque tem fome, beleza, e dai? mas se voce mata um bixo so por diversao, quando teve a opçao de deixalo viver é muito diferente cara! porque voce atrapalhou a evoluçao do mesmo!

uso alteradores de consciencia

disse tudo, alterar a consiencia é uma coisa, mas entorpecer é outra! sem comentario quanto a isso pra nao causar!

pratico nao-selibatarismo

existe uma diferença gritante entre, luxuria, e relaçao sexual por amor!

luxuria é so um DESEJO MUNDANO, que esta apegado ao prazer do sexo!

isso nao significa que se voce evoluir, no outro lugar onde voce vai estar nao vai existir o sexo, muito pelo contrario, nao sera uma orgia, mas tera muito amor entre as pessoas! é assin que funciona cara, existe diferença nas coisas, e a consiencia sabe jugar sem erro cada caso, pode ter certeza!

quer assistir um filme sobre isso? "Segunda intençoes 3" assisti ontem, nunca vi um filme tao seboso em termos de conduta como ele, assista! pra mulheres de hoje em dia é um prato cheio, sem generalizar é claro, mas a maioria! e serve tambem pros caras que querem ser gostosoes, que tiram o filme como exemplo pras suas relaçoes sociais!

*pra quem tem namorada é bom assistir com ela, dai voce mostra ela as armadilhas da vida(o tuque dos gavioes, e ricardoes)!

Psilouiz
08-12-07, 12:51
existem propositos psilouiz, se voce come carne porque tem fome, beleza, e dai? mas se voce mata um bixo so por diversao, quando teve a opçao de deixalo viver é muito diferente cara! porque voce atrapalhou a evoluçao do mesmo!

da pra notar claramente que vc concorda comigo mas ao mesmo tempo vc eh obrigado a discordar de mim para que a sua opiniao seje mais correta ke a sua e diferente....meu deus ......meu deus....

se acha ke eu como carne por diversao?

cumulo

yankelss
08-12-07, 13:04

nao foi um post agressivo psilouiz, foi so a tentativa de explicar, como funciona!
concordo com voce cara!

sirdaniel
14-12-07, 09:11
Só vejo um caminho.

zetempesta
14-12-07, 20:48
Para mim, o dharma é fazer aquilo que tem de ser feito, sem se preocupar com o retorno do que será feito, sem esperar pagamento, digo isso, pq muitas vezes vc fará as coisas que tem de ser feitas e será completamente mal interpretado, todos acharão e dirão que vc fez errado.

Me lembro de uma frase do Krshna sobre o dharma, onde ele fala: "as vezes, para fazer o dharma, temos que esquecer o dharma". (Isso não é toda hora não viu!!! só em raras ocasiões, muito raras.)

Por isso, para mim, comer carne não é dharma ou karma, depende, um trabalhador da roça, que precisa de muita força no corpo para trabalhar e sustentar sua família, não pode viver só de alface.

Só fui entender o que era o Dharma quando li o bhagavan gita, mas até aí eu só entendi, uma coisa é saber, outra, é ser.

Ainda não sou o Dharma, mas pretendo ser um dia.

carneficin
16-12-07, 16:48
Eu busco a verdade escondida em mim mesmo. Há milhares de artifícios que impedem a minha percepção de uma Realidade Única, algo que sinto muito lá no fundo do meu Ser, bem distante desta realidade percebida pelos sentidos, ego e mente condiconada. Compreendo o Dharma como transcendência do ego, permanencia.

Insider
22-12-07, 08:24
Votei nao mas nao pq a vida é muito curta pra se perder com besteira, e sim pq nao conheco hehe. Abrs

Psilouiz
22-12-07, 18:19
Votei nao mas nao pq a vida é muito curta pra se perder com besteira, e sim pq nao conheco hehe. Abrs

dharma eh seu caminho,sua trlha,a busca pela sua essencia soh isso

nao tem regras ou coisas que vc deve seguir,eh fazer o seu caminho

Usuário003
24-12-07, 12:52
dharma eh seu caminho,sua trlha,a busca pela sua essencia soh isso

nao tem regras ou coisas que vc deve seguir,eh fazer o seu caminho

Cuidado com isso.
O dharma é a Lei sim.

Não é algo particular nosso. É nós perante o todo, como devemos agir pra que sejamos obedientes à Lei que é o dharma, a qual sustenta a harmonia e o equilíbrio do Universo.

Não é fazer o que quer. É fazer o que deve fazer.

Psilouiz
25-12-07, 17:36
Cuidado com isso.
O dharma é a Lei sim.

Não é algo particular nosso. É nós perante o todo, como devemos agir pra que sejamos obedientes à Lei que é o dharma, a qual sustenta a harmonia e o equilíbrio do Universo.

Não é fazer o que quer. É fazer o que deve fazer.

me desculpe,o dharma nao eh igual a igreja catolica

se acha que budha ia criar algo pros outros seguirem?ele propio dizia do caminho propio

cara vc eh um corpo,um ser,vc tem teu caminho,nao eh uma pessoinha de fora que vai ditar o seu caminho ....

a unica lei do dharma eh a compaixao

O Buda tem muitos corpos. Ele tem um corpo físico e também um corpo Dharma. Antes de falecer, disse aos discípulos: "Meu corpo físico não é tão importante. Toquem meu corpo Dharma. Este estará com vocês".

O que é Dharma? Não é um grupo de leis e práticas ou uma pilha de sutras, videoteipes ou cassetes. O Dharma é compreensão, é a prática da bondade amorosa como expresso pela vida. Não se pode ver o Dharma a não ser quando se observa alguém praticando-o, tornando-o aparente a todos, como uma monja andando atentamente, tocando profundamente a terra, irradiando paz e felicidade. Esta monja não está pregando ou apresentando um videoteipe, mas expressando o Dharma ativo. Ela pode expressar o Dharma ativo porque ela é uma pessoa.

Em nosso corpo físico podemos tocar o corpo de Dharma. O Buda tem um corpo de Dharma e este corpo continuará a ser visto e tocado por nós enquanto pessoas continuarem a praticar o Dharma. [...]

É necessário compreender que há diversas formas impróprias de praticar. Geralmente, quando você começa a praticar zazen, torna-se muito idealista e estabelece um modelo ou uma meta que você luta por alcançar e realizar. Mas, como já disse várias vezes, isso é um contra-senso. Ao ser idealista, você alimenta alguma idéia de ganho; no momento em que alcançar seu ideal ou objetivo, sua idéia de ganho ira criar um novo ideal. Portanto, enquanto sua prática estiver fundada em uma idéia de ganho e você fizer zazen de forma idealista, não haverá tempo que chegue para atingir de fato o seu ideal. Alem do mais, você estará sacrificando o próprio cerne de sua prática. Porque ao colocar seu objetivo sempre a frente, você estará prejudicando-se agora por um ideal futuro. Assim não se consegue nada. Isso carece de sentido; não é absolutamente uma prática adequada. Mas pior ainda que essa atitude idealista é praticar zazen competindo com outra pessoa. Essa é uma maneira pobre e desprezível de praticar. Nossa maneira Soto de praticar enfatiza o shikan taza, ou seja, simplesmente sentar-se .

se o seu caminho nao eh a compaixao,dharma,sangha

entao nao siga

se seu caminho nao eh ajudar o proximo,se realmente nao for,entao siga o seu caminho do seu jeito

nao podemos julgar o proximo por seguir sua essencia

nao falo de ser uma pessoa,e sim,seguir a sua essencia,o que vc eh,e nao aquilo que vc gostaria fora de vc

dharma nao eh lei,dharma eh caminho

dharma eh existencia

dharma eh experiencia

dharma eh o que vc falou,eh o que eu falei,eh o que o outro falou

dharma nao eh certo ou errado

dharma eh o caminho

dharma eh a filosofia propia

dharma eh o eu interior manifestado para sua essencia real

Psychedelic
25-12-07, 18:19
Eu acho que não é bem assim Psilouiz ...
Para praticar o Dharma você precisa de sabedoria e concentração, coisas que não são qualquer pessoa que possue, além do mais, os ensinamentos não impõe restrições, mas ensinam que a pratica de certas ações prejudicam a evolução e criam karmas negativos e etc.

Quem quiser um ótimo site para estudos de budismo, acesse:
www.acessoaoinsight.net e adicionem nos favoritos.

Flw.

Psilouiz
25-12-07, 18:39
o que quero dizer eh o seguinte

nao deixei claro provavelmente

aquele que segue sua essencia pura,aquele que consegue esse estado se equilibra com as leis ,pois as leis sao as matrizes da realidade,aquele que segue a essencia,universo,brahman entra em contato com essa realidade de amor,compaixao,sabedoria,conhecimento,zen,iluminac ao pois a total consciencia do eu interior eh o guia para essa realidade

a forma como cada um atingi sua essencia difere

nao a regras,nao a leis,a o caminho propio que leva a uma unica essencia,

O nada

Usuário003
25-12-07, 18:58
Psilouiz,

só o que disse acima é que o dharma "é a Lei".
Concordo com sua visão quanto à natural adequadação à Lei enquanto buscamos verdadeiramente nossa essência.

Quando eu disse "cuidado com isso" foi fazendo referência à tendência que existe, quando pensamos "cada um deve fazer o seu caminho", em cometer erros e se acomodar com eles sob essa idéia de que cada um segue um caminho diferente.
Nós devemos seguir o nosso caminho, fazendo o que deve ser feito e não simplismente o que a gente quer. Com isso estaremos seguindo o nosso caminho e seguindo direito em direção à nossa verdadeira essência.

A nossa percepção do que deve ser feito se amplia com nossa evolução espiritual.

As pessoas as vezes confundem alguns ensinamentos por conveniência.
É bom deixar claro que, quando Buddha disse isso:

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.

Significa que não devemos acreditar sem antes analisar, verificar e reconhecer que é verdade.
Buddha disse isso pra não sairem acreditando nas palavras dele sem antes examinar.
Mas devemos sim seguir palavras de Buddha, desde que reconheçamos lá a verdade.
Devemos sim seguir as palavras de Mestres que não somos nós mesmos, mas não acreditar sem antes reconhecer que lá existe a verdade.

Perceba que ele diz: Depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.

Então, devemos sim seguir Mestres, desde que tenhamos reconhecido neles a verdade após o exame.
A única coisa que Buddha diz pra não fazer ali é acreditar sem antes examinar.
Perceberam como algumas pessoas fazem uma perversão dos ensinamentos por conveniência ? Tem gente que se apoiava nessa palavra de Buddha pra dizer "não devemos seguir mestre nenhum".

Psilouiz
25-12-07, 19:13
cara o budismo inteiro prega o caminho interior,a caminhada pra dentro,o eu,a resposta esta na introspeccao,o ato de meditar eh olhar para o eu

da forma que vc diz,eh igual separar universo do ser,deus do homem,esta tudo interligado em um ser so

o que budha quis dizer eh o seguinte

nao siga o que os outros falam,fazem,escrevem

experiencia,viva,va a te o local,viva o que vc quer compreender e entao tire sua conclusao da realidade

mas isso eh pessoal,observe que cada um faz um jugamento diferente,cada um analisa diferente,por isso a conclusao nem sempre sera igual,e nem mesmo errada,eh a experiencia propia do ser que o leva a sua realidade,sua verdade

mas isso nao se aplica a um so modelo ,cada um tem seu modelo...eh simples

Usuário003
12-01-08, 12:29
Entendi Psilouiz. Concordo com você.

Mas creio que a palavra de Buddha é mais específica.
Quero te perguntar se você está entendendo assim também, veja:

No final, ele termina com: aceite-o e viva-o.

Nos mostrando que devemos estudar aquilo que os mestres no dizem sim, devemos analisar a visão deles sim. Devemos analisar os ensinamentos deles sim.
E, depois de verificar que lá existe A Verdade, aceitar e seguir.

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.

Perceba que ele diz pra não acreditar SIMPLESMENTE por ter ouvido, ou lido de quem quer que fosse. Mas ele não diz em momento nenhum que é pra ir por si mesmo, sem precisar dos mestres ou dos livros. Ele diz depois que: Maaaas depois de muita análise e observação (daquilo que os mestres dizem mesmo, daquilo que está escrito mesmo, do ensinamento de outrosa), se você vê que algo concorda com a razão e que conduz ao bem de todos, aceite-o e viva-o.

Entendo a sua posição, mas acho bom esclarecer nessa palavra do Buddha o foco que está claro no que ele falou de que nós devemos sim aceitar e viver os ensinos de mestres, desde que tenhamos compreendido e percebido lá a verdade. (Não devemos seguir por crendice, sem entender).

Essa palavra dele não diz pra nós fazermos as coisas do nosso modo apenas, de acordo com o que entendemos por nós mesmos, sem precisar do apoio dos livros, dos mestres ...
Diz que nós não devemos seguir o que eles dizem sem antes analisar, examinar, vivenciar aquilo que é dito por nossa própria experiência, pra poder então sob o reconhecimento de que ali está a verdade, seguir o que é dito vendo e conhecendo pra onde está indo ...

É assim que você entende também ?
Pra mim isso está muito claro na palavra dele mesmo, que é daquele modo que colei acima.
Ah ! E quanto a "cada um entende de um jeito" ... o que ele disse (que foi aquilo que quotei logo acima) está muito claro, eu acho. As compreensões não podem sair muito da mesma esfera, porque está explicitamente e diretamente escrito ali isso que tá escrito, é só ler dedicando atenção.

Abraços !

Nono
13-01-08, 22:28
A funçãode um guru é a de um guia e filantropo, não um tomador. Antes de aceitar um guru humano, deve-se primeiro possuir – ou desenvolver – plena fé no guru e desconsiderar as suas fraquezas humanas, pegando as pérolas do conhecimento com sabedoria e jogar fora as cascas das ostras. Se isto não é possível, deve-se lembrar que a palavra “guru” também significa luz ou auto-conhecimento, que dissipa a ignorância e a ilusão; e a luz chega – de forma automática – do Ser Supremo, o guru interno, quando a mente de alguém está purificada pelo serviço altruísta, pela prática espiritual e pela rendição.

Um guru é alguém que transmite conhecimento verdadeiro, e completo entendimento sobre o Absoluto quanto leigo. Um guru realizado é um mestre autorealizado mencionado aqui neste verso. Um guru realizado auxilia o devoto a manter a consciência em Deus todo o tempo, por seu próprio e garantido poder espiritual.
Quando a mente e a inteligência são purificadas, o Senhor Supremo, o guru divino, reflete-se em si mesmo na psique interior de um devoto e envia um guru ou um guru realizado para ele.

Citando uma escritura decente - Bhagavad gita
Se desconfiar das fontes que lhe fornecem conhecimento, IGNORE-AS.

Usuário003
14-01-08, 03:57
Interessante mortandelo.

O que estavamos conversando mais acima foi mais específico, de uma citação específica de Buddha... Aquela que quotei acima.

Mas gostei dessa citação que quotastes...

Em todo caso, tendo um guru ao lado, seja ele realizado ou não, creio que é válida a palavra de Buddha que quotei a cima.

Pra poder chegar a uma ligação real com Deus, precisa antes trabalhar a si mesmo.
Examinar o que os gurus dizem (sejam quem forem) e o que tem nos livros, da maneira como Buddha diz pra fazermos, não é duvidar deles, da forma como vejo.
Não é falhar com a fé neles.

É duvidar da nossa própria compreensão. Isso sim nos aproxima de Deus, porque só pode ser motivado por alguma humildade, e a humildade é a ligação com Deus.

Uma síntexe disso é: Reconhecer para depois aceitar.
Aceitar sem reconhecer é seguir um dogma, e pra mim é uma forma de ignorância.
Por isso confio naquela citação, vejo como sendo legítima.

Você tem alguma dúvida quanto a legitimidade dela ?

Nono
14-01-08, 09:58
Na tehut´m ses!
de forma alguma!
eu estava lendo a pagina anterior, que dizia sobre o tal fulano de tal.
ficou parecendo que eu discordei de buda!
quem sou eu pra duvidar do Senhor Buda!(apesar de ter rebatido com Krishna.... ambos sao a mesma pessoa rsss)
:pos:

Fabrício Jks
14-01-08, 10:17
Ótimo texto Yankells. Bom mesmo. Informações valiosas. Obrigado.

Eu não digo que estou praticando ou não ou dharma. Estou aprendendo.
Pratico até onde aguento ou até onde sei, e tento ampliar esse campo de percepção e atitude. Mas acho que vou levar a vida inteira até poder dizer que eu realmente o pratico.

Usuário003
14-01-08, 10:41
Mas acho que vou levar a vida inteira até poder dizer que eu realmente o pratico.

Interessante como, ao fazeres essa afirmação, percebo que estás praticando o Dharma.