PDA

Ver Versão Completa : Cultivo de Cactos.

zóio
01-04-05, 14:17
Ai Galera,
Só p/ constar, hj com 16 dias de cultivo 100% de seeds germinadas ( as 2 que faltavam germinaram.... o tempo de autoclavagem foi de 1 hora após o inicio do apito da panela... Realmente recomendo esse metodo para quem tiver a fim de se aventurar a semear cactus, pois não perdi nenhuma semente e até o momento todas as plantulas se apresentam sadias ( Não existe sinal algum de fungos em nenhuma parte do substrato...
Boa sorte a todos que iniciarem essa caminhada!!!
[]´s
Zóio

zóio
09-04-05, 22:57
Ai galera,
Foto de um filhote que ta aclimatando p/ sair de dentro do pote que foi semeado.... Até agora parece que esta tudo indo bem com ele , a foto do pote semeado não dá p/ colocar pois estoura o limite do tamanho do arquivo de postagem não tenho como diminuir ....
[]´s
Zóio

pescabr
25-04-05, 18:26
Zóio, é um Peyotinho esse? Que lindinho que ele está! :D

Os 3 filhotinhos de T. peruvianus que tenho aqui germinaram e estão em vasinhos sem qualquer plástico fazendo efeito estufa, ou seja, germinaram e estão crescendo em condições ambientes mesmo.

Eles estão, desde quando germinaram, com uma coloração meio avermelhada/marrom/roxo. É indício de algum problema? Parece que estão normais e se desenvolvendo normalmente.

zóio
03-05-05, 22:14
Fala aeee Pesca!
Então é um peyote mesmo... Tentei colocar a foto da familia toda mas não coube por causa do tamanho!!! Bom esse negocio da coloração acho que não tem problema, os meus tb estão assim...
Esse ai da foto foi um que tirei de dentro do pote que faz a estufa, me parece que ele deu uma parada no crescimento.... pois ao se comparar com os que continuam no pote , ele esta igual a quando saiu , o os que estão no pote dobraram de tamanho... acho que vale a pena manter no pote sim...
Vi no globo rual semana retrazada um cara que trabalha com miniaturas de cactus...
fica tudo em uma estufa com uma luz forte pacas , 45 graus e humidade la na casa do chapéu....
Como aqui é quente de dia to deixando eles nos potes e dentro de uma estufa... o resultado até agora parece ser bom... vamos esperar...
Vou ver se arrumo uma foto para comparar um com o outro ai vc vai ver a diferença....

Bom é isso ai!
[]´s
Zóio

PS : a salvia MORREU!!!

BioMind32
13-05-05, 09:16
Olá Galera,

Só uma dúvida, cactus psicoativos enxertados em não psicoativos continuam psicoativos sem perda de "potência"?

zóio
13-05-05, 12:20
Olá Galera,

Só uma dúvida, cactus psicoativos enxertados em não psicoativos continuam psicoativos sem perda de "potência"?

Fala ae Bio,
Pelo que sei os enxertados são utilizados para produção de sementes mais rapidas do que na natureza, ( o que teoricamente não ira causar qq diferença nas propriedades do cactos , pois na verdade vc esta apenas dando mais "raiz" para que ele se desenvolva mais rapido...) Porem ja li relatos de que o que faz com que os cactus fiquem mais potentes são exatamente o stress hidrico que eles sofrem no deserto, assim como o alto indice de insolação...
A meu ver a coisa funciona da seguinte forma....
Ao ficar esposto ao sol por periodos prolongados e secos a planta tem que se defender da perda de agua , é isso que causa a formação dos espinhos de um cactos, na verdade os espinhos são folhas que se enrrolaram para diminuir a superficie que estaria fazendo fotosintese e evaporando agua pelos estomatos... ( no caso de folhas de arvores....) Pois bem os cactus desenvolveram uma propriedade de ter clorofila em seu tronco e dispensaram as folhas , pois onde eles vivem seria impossivel tamanha recuperação hidrica se tivessem folhas...
Ou seja quanto mais no sol ele ficar mais grossa ficara a camada verde em seu tronco que é onde se encontra as propriedades enteogenas dos mesmos..., Acredito que o stress poderá ser iniciado na fase adulta da planta e que isso ira fazer com que ele produza o alkaloide desejado.... se vc mantiver ele em condições naturais levara no caso de um peyote 10 anos até atingir a fase adulta... coisa possivel de se conseguir em 2 anos no caso de enxertados...
Ainda acho que vale a pena enxertar....
bom é isso ai...
[]´s
Zóio

zóio
14-05-05, 13:03
Bom as fotos ficarma um pouco opacas, mas vai dar p/ ter uma ideai de como os filhotes que estão dentro da microestufa estão se desenvolvendobem melhor que o testemunha que é o q esta no copinho e no tempo....
Espero que de p/ notar a diferença...
[]´s
Zóio

BioMind32
14-05-05, 19:09
Que lindinhas elas estão Zóio!!! Espero poder tê-las assim também!!! Vai enxertar?

pescabr
14-05-05, 23:30
Poxa Zoio, que massa heim! Ótimo aprendizado sobre cacto esse! :D

Percebi mesmo, que todos os Mandacarús (obrigado) que tenho aqui estão pegando sol diretão mesmo, e parecem não crescer em tamanho, apesar de aparentarem-se bem fortes.

E zóio, lindos cactos heim!!! Os da primeira foto são todos peyotes?

Abração!

zóio
15-05-05, 08:41
Então bio, Ja achei uma suculenta que tem aqui perto de casa que parece dar p/ fazer o enxerto....ja apanhei uma muda que se enrraizou bem na agua , transplantei p/ um vaso e vou deixar esse mes ela se enrraizar bem, mes que vem se tudo der certo vo soltar a navalha na danada! HEHEHE
Vou fazer um teste e ir comparando com uma testemunha .... quem se desemvolver mais o resto da familia segue o mesmo caminho....
bom é isso ai...
[]´s
Zóio

zóio
15-05-05, 08:51
Então pesca!
Tudo da mesma semeadura.... tudo Peyot .... a testemunha que vc ve ao lado separada , era a segunda maior planta com um mes de germinação, que foi quando ela saiu da estufinha , mesmo dentro dos tapweres eles continuam debaixo de um sombrite de 50% , e apesar de estarmos no no outono, eles continuam a se desenvolver...
obs:De todos os cactus para mim o peyot é o que teve o melhor germinação (100%) e o pior foi o san pedro...10%... o peruvian ta co m um indice de 40%
Usei o mesmo solo para todos... acho que o que ta valendo é a qualidade das sementes, mas essa é minha opinião...
bom é isso ai...
[]´s
Zóio

BioMind32
15-05-05, 10:58
Então bio, Ja achei uma suculenta que tem aqui perto de casa que parece dar p/ fazer o enxerto....ja apanhei uma muda que se enrraizou bem na agua , transplantei p/ um vaso e vou deixar esse mes ela se enrraizar bem, mes que vem se tudo der certo vo soltar a navalha na danada! HEHEHE
Vou fazer um teste e ir comparando com uma testemunha .... quem se desemvolver mais o resto da familia segue o mesmo caminho....
bom é isso ai...
[]´s
Zóio

Legal Zóio!!! Pelo que lí todos os cactos podem ser exertados entre sí.
Estou interessado pois pedí sementes de peyot e tem uma vizinha minha que cultiva duas espécies extremamente rápidas no desenvolvimento. Ficam realmente enormes. Uma não tem aspecto "cilindrico" e sim "palmadas" se der certo acho que dá pra exertar uns tres peyots em cada "palma" daquela, são enormes.

Bons fluidos no seu cultivo!!! ;)

zóio
15-05-05, 12:21
Então Bio,
Acho que deve dar em qq tipo de cactus sim, só não sei se é facil fazer uma enchertia de uma coisa redonda em uma palmada.... mas deve dar... o importante é a exatidão entre as "carnes" do cacto... tipo o verde com o verde e o branco com o branco... Tem um Cactus aqui na Bahia que não é o mandacaru, que fica bem grande... tipo uns 2 mestros de altura... to tentando arrumar uma muda , mas o dono da casa nunca tá por lá... qq hora eu passo o Facão no cactus dele por cima do muro merrrrrmo!!! hehehe
de qq forma to preparando um cactus para receber um peyot, se der certo eu posto aqui ..
bom é isso ai..
[]´s
Zóio

pescabr
16-05-05, 18:12
Muito massa Zoio!

Aqui eu estou observando o contrário. Consegui germinar apenas 1 sementes de Peyote de umas 16 ou 18 que já tentei, de três fontes variadas. Já com as sementes de T. peruvianus consegui uma taxa de +/- 60% de germinação e estou com 7 lindos san pedritos crescendo!

Qual a fonte das suas sementes de Peyote irmão?

zóio
16-05-05, 21:50
Fala ae pesca,
quem me mandou essas foi o Javier...
Semeei 12 e o ultimo deles germinou semana passada... nem acreditei 100% de germinação com peyot .. fiquei muito feliz... agora os são pedro foram uma decepção... ( usei a mesma tecnica e mesmo substrato... mas naceu apenas 1 de 10) e o peruvian de 6 nasceram 4 num ta tão maus assim... se bem que eles gostam de terra mais acida que os peyots acho que eu comi bola nessa mas blz...
TO tão confiante nos meus cactus que hj fiz um enxerto de um peyot em um cactos adulto que eu transplantei a um mes e meio atras... vamos ver se vai vingar,..
depois coloco uma foto p/ vc ver ficou muito show....
Bom é isso ae..
[]´s
Zóio

Nixx
26-07-05, 17:00
Fala Zoio
Parabens pelos bebes, estao com uma aparencia bem saudavel.
Os meus estou plantando sem cuidados especiais e ate agora estao indo bem.
So fiquei com uma duvida quando vi suas fotos, os seus peyotinhos estao bastante alongados, enquanto os meus parecem mais compactos, estou incluindo uma foto p/ vc dar uma olhada.

Abracos

zóio
26-07-05, 20:20
Nixx,
Ta bem saudavel teu filho brother... é assim mesmo .. mais p/ frente ele deve dar uma alongada... ( o que causa o alongamento é a baixa luminosidade) por isso eles espixam... o teu ta bem... acho que vale a pena cobrir eles no inicio, para manter a umidade relativa do ar o mais alta possivel, isso ajudou no desenvolvimento dos meus...
[]´s
Zóio

GraziG
31-07-05, 12:25
Oi Gente...hj tive uma triste noticia...a Linda me disse (ela esta tomando conta do meu jardim) que das 70 sementes de sao pedro (javier) que semeei nenhuma germinou...engraçado que as que um amigo me mandou (peruvianus, peyote...) tbm não germinaram...inverno???...qto as de perctem aborigennun e garnigea gigantea, compradas em saquinhos da isla sementes (em supermercado) germinaram ao montes...
Zóio...Bio...Pedrito...quem mais possa...help me:p:

Pedro
31-07-05, 13:08
Oi Grazi!

Que pena isso heim...
Mas como foi que você fez para germinar?
Dá uma olhada nesse guia:
http://www.cogumelosmagicos.org/pe/showthread.php?t=55

Logo no começo tem umas intruções específicas para cactos!

Bjos!

zóio
31-07-05, 15:35
Oi GraziG,
Po que chato ... Pelo que me lembro vc usa sua HQI de acordo com a época do ano , respeitando o fotoperiodo ... ( no inverno a coisa fica meio lenta mesmo...)
1- acho que vc pode tentar aumentar a em 2 horas a mais de luz imitando o periodo de verão. Dessa forma vc engana as sementes e elas acham que vão ta no verão e assim irão germinar...
2- Como anda a umidade do ar onde vc quer germinar? Ta usando algum microclima??
3- Qual substrato?

VAMOS ACORDAR ESSAS MENINAS!!!
[]´s
Zóio

GraziG
01-08-05, 15:22
tomei todos os cuidados, qto a substrato, microclima, esterelização e até ph, e nao deu em nada...vou tentar separar as sementes do solo e fazer tudo novamente, tarefa dificil...:D Eu li em algum lugar que as sementes de cactus podem "ficar velhas" e não germinar como nao to querendo perder tempo...alguem pode me confirmar? vcs sabem se o prazo de 6 meses guardando a semente é relevante?:confused:

.TC.
02-08-05, 09:47
uma das variantes do cultivo de cactus é a qualidade das sementes. por sua vez, tal variante implica em fatores como: qualidade da matriz, condições de armazenamento e IDADE das sementes.

quem está começando a cultivar cactus geralmente não tem controle sobre essa parte do processo, pois é difícil ter controle sobre tais fatores - em outras palavras, tirando o que dizem os fornecedores de sementes, não sabemos mais nada sobre suas verdadeiras condições.

se as condições de cultivo forem adequadas (solo, humidade, temperatura, latitude, altura), dá para se ter uma idéia da qualidade das sementes: maior taxa de germinação, melhores sementes.

levam-se anos para comungar com os cactus que cultivamos desde a semente. aqui, paciência é o principal ingrediente.

fiquem na Luz.

TC.

BioMind32
02-08-05, 12:24
tomei todos os cuidados, qto a substrato, microclima, esterelização e até ph, e nao deu em nada...vou tentar separar as sementes do solo e fazer tudo novamente, tarefa dificil...:D Eu li em algum lugar que as sementes de cactus podem "ficar velhas" e não germinar como nao to querendo perder tempo...alguem pode me confirmar? vcs sabem se o prazo de 6 meses guardando a semente é relevante?:confused:

Bom, posso não ter feito tudo como manda o figurino (pra variar... rsrs) mas obtive no mínimo 50% de germinação em todas as seeds de cactus que plantei (Peyot, Sao Pedro, e Peruvianus) 7 de cada.
Eu fiz assim: 1/2 terra de jardim, 1/2 areia lavada, pedrinhas no fundo de um potinho plástico transparente com tampa, sementes espaçadas entre sí e "detalhe" uma finíssima (0,5 - 0,7 mm) camada de areia por cima. Borrifei água e tampei. Temperatura em 30 graus. Tempo de germinação 7 dias. Algumas demoraram até 15 dias. Depois disso as que não germinaram continuaram na mesma. Estão com pouco mais de 2 meses. 2cm de altura, peyots 1 cm. (Tô achando meio lento o desenvolvimento). Em um dos potinhos surgiram semana passada pontos amarelos (fungos) nas paredes internas devido à umidade. Apliquei Captan 500 (fungicida). Resolvido.
Sem esterelizar nada.

Ah! já ia esquecendo. Deixei as seeds de molho em água pura por 12 horas. (a seed incha um pouco, e o poro germinativo torna-se levemente avermelhado)

zóio
02-08-05, 22:22
GraziG,
Sementes velhas são uma merd* mesmo... p/ vc ter uma ideia os sanpedros que eu plantei nasceu apenas 1... de 20 seeds.. os peites nasceram todos... ( mesmo substrato, e plantados no mesmo dia... ou seja sementes velhas do san pedro) O ideal é não guardar as sementes por muito tempo mesmo... 6 meses é um bocado de tempo se vc imaginar que eles ja podem ter ficado 6 meses na mão do vendedor....
Alias tem uma coisa que reparei... tive uma seed germinando meses de´pois das primeironas ja estarem com uns 2 cm... ou seja , se o solo estiver limpo de fungos com o passar do tempo elas saem da dormencia e germinam...
* Não acho que valha a pna vc ficar futucando o vaso p/ tentar germina-las ...[]`s
Zóio

zóio
02-08-05, 22:32
Pesca,
tava dando uma olhada entre os peyotes que continuam dentro do tapwere e o que ficou no potinho... cara vc não vai acreditar, mas acho que o do tapware ta umas 4 x o tamanho do que ficou no copo e ao ar livre.... incrivel.. sem duvida deixa-los dentro do tapware é muuuuuito melhor ... vou ver se tiro umas fotos amanha e posto p/ vc dar uma olhada .
To com um cactos aqui que ta soltando um broto... vou fazer um encherto com um dos peiotes que ta dentro microclima... vou tirar um deles de dentro do tapware p/ ele ir se acostumando com stress hidrico p/ depois passar a faca no danado e fazer o encherto... vou fazer uma bateria de fotos p/ postar aqui..
[]´s
Zóio

GraziG
03-08-05, 16:47
* Não acho que valha a pna vc ficar futucando o vaso p/ tentar germina-las

Oi Zoio, agradeço pela dica...agora o vaso esta tomando 3 horas do sol da tarde...vou deixar quieto para ver o que acontece...bjos...

zóio
23-09-05, 19:56
E ai GraziG,
Nasceu alguma coisa??
to fazendo um enxerto de cacto aqui em casa, vamos ver se vai dar pé... Até agora ta indo...
[]´s
Zóio

GraziG
25-09-05, 15:01
Aiii Zoio, nem me fale...das sementes que o Javier enviou nenhuma germinou...
outras da sementes isla (Cacutus) dessas compradas em supermercado germinaram no mesmo substrado. penso em pedir uma reposição...
alguem ja conseguiu reposição do Javier em um caso como o meu...:confused:

Cabelo
29-09-05, 03:28
Aiii Zoio, nem me fale...das sementes que o Javier enviou nenhuma germinou...
outras da sementes isla (Cacutus) dessas compradas em supermercado germinaram no mesmo substrado. penso em pedir uma reposição...
alguem ja conseguiu reposição do Javier em um caso como o meu...:confused:

E ai GraziG,
entao, isso aconteceu uma vez comigo tambem. Comprei 80 sementes com o Javies e so' nasceram 2. Dai eu mandei um email pra ele falando o que aconteceu, e ele me disse que isso havia acontecido com alguem mais e ele iria repor. Eu havia pedido 80 de pachanoi das que nasceram so' duas, mas na reposicao pedi pra ele 40 pachanoi e 40 peruvianus. Ele me mandou 40 pachanoi e 65 peruvianus variacao matucana.
Eu acho que voce deveria falar com ele sim e pedir a reposicao.

bjos

Cabelo

Cabelo
29-09-05, 03:31
Oi Zoio, agradeço pela dica...agora o vaso esta tomando 3 horas do sol da tarde...vou deixar quieto para ver o que acontece...bjos...

vc ta deixando as sementes de cactos 3 horas no sol por dia?? Nao faz isso nao!!! As sementes devem germinar sem pegar sol, e apos germinarem, os novos cactozinhos devem ficar 1 ano sem pegar sol direto. Eles precisam de luz indireta, mas se colocar direto no sol vao queimar!!

GraziG
29-09-05, 07:33
Oi Cabelo, te agradeço pelo conselho e tbm pelas dicas...vou escrever um e-mail pra ele e posto aqui o resultado...

bjos..

zóio
30-09-05, 09:27
Ai Galera,
ALgumas fotos recentes ... acho que a sequencia é essa...
Enxerto, peyot,patchoi, peruvian , san pedro
[]´s
Zóio

Calcuta
30-09-05, 11:42
meus cactos estão no tempo há 1 ano, sem regas

no começo nas primeiras chuvas, 1 peruvian apareceu com manchas pretas
cortei a parte manchada
agora apareceu as manchas denovo depois nas chuvas nesse mesmo peruvian e no são pedro que já tava bem gordinho

pergunta é:
não é possivel cultivar cactos no tempo quando o lugar é muito chuvoso?:confused:

zóio
01-10-05, 11:19
Calcuta,
Dificil em .. cactus em lugares chuvosos sofrem muito , onde eu moro chove muito,e a umidade do ar é super alta, mas não deiro eles no tempo... eles tem que ficar protegidos da chuva, o ideal é vc ter pelo menos uma cobertura plastica transparente, assim vc deixa a luz passar mas e consegue controlar a umidade/ excesso de agua..
[]´s
Zóio

Calcuta
01-10-05, 11:47
Valeu zóio foi exatamente o que eu pensei,mas e se eu proteger a terra do vaso para que nem toda agua da chuva seja absorvida?

detalhe
o vaso estava colado no chão de terra
forrei de pedras e coloquei o vaso emcima para dar mais drenagem

abraços

zóio
01-10-05, 23:02
Calcutá,
Os meus que estão postados nessas fotos ( plantados nas latas) ficam dentro de tapwares direto... eu abro eles uma vez por mês.. as latas são furada embaixo e no fundo do tapware tem 1/2 cm de agua p/ manter a umidade do ar alta.. Acredito que eles gostem de ficar bem abafados, pois se vc comparar o tamanho dos peyots que ficam na lata com o que ta no tempo vc vai ficar besta... tem 4x o tamanho que q ta no tempo...
Talvez possa ser por estar em um ambiente fechado e depois de um tempo o oxigenio diminuir e ai a concentração de co2 melhorar a fotosintese dos mesmos... mas ainda não tenho certeza disso... é apenas uma suposição.
[]´s
Zóio

Kuarup
07-10-05, 18:43
olá aí galera !!

este site está muito bom, obrigado. :pos:

pupilo
23-10-05, 10:10
Comecei há uma semana exatamente um cultivo de peyote e outro de são pedro, esterelizei a terra por 10 minutos no micro ondas e coloquei os vasos dentro de um pote para fazer estufa, tá germinando legal só que começou aparecer uma espécie de penugem branca nas raízes. Seria fungo ou é normal dos cactos?

avohai
26-10-05, 18:02
Fala Ae pupilo!!!

Acho que é normal sim...

Tenho dois cactos (São Pedro) com 16 dias de vida, e eles têm uma penugem branca na base sim. Também fiquei encanado com fungos pq parece um micélio mesmo.

Mas agora que vc falou tb, acho que é normal dos cactos.

Ou então nossos cactos estão com fungos....:confused: :confused: :confused:

pupilo
26-10-05, 20:23
Fala Ae pupilo!!!

Acho que é normal sim...

Tenho dois cactos (São Pedro) com 16 dias de vida, e eles têm uma penugem branca na base sim. Também fiquei encanado com fungos pq parece um micélio mesmo.

Mas agora que vc falou tb, acho que é normal dos cactos.

Ou então nossos cactos estão com fungos....:confused: :confused: :confused:
E aí, tranquilo?
Agora eles estão bem, eu estava encanado mesmo, acho que é completamente normal.

zóio
30-10-05, 05:45
O meu San pedro que tinha um fungo envolta morreu.... os que o resto continua sadio e se desenvolvendo bem... ( acho que essa penungem boa não é um fungo sinbiotico não) na duvida limpe o embrião!
[]´s
Zóio

Caianinho
10-02-06, 18:16
Olá guerreiros!
Gostaria de colocar algumas questões para serem discutidas:

1. Qual a melhor forma de armazenamento das sementes de peytote?
(será que a grande ausência de ar é adequada?)

2. As sementes ficam prejudicadas se vc mudar elas de substrato algumas vezes? (Se, por exemplo, houve um ataque de fungos antes delas despertarem e vc mudá-las de subtrato)

3. Qual o tempo de luminosidade mais adequada pra sementes que estão para sair da dormência?

Desculpem se repeti alguma questão já discutida.
Qualquer sugestão ou relato do seu cultivo ajuda muito...
Estou bastante ansioso para minhas meninas despertarem... hehehehe
abraços

GraziG
20-02-06, 20:21
Olá guerreiros!
Gostaria de colocar algumas questões para serem discutidas:

1. Qual a melhor forma de armazenamento das sementes de peytote?
(será que a grande ausência de ar é adequada?)

2. As sementes ficam prejudicadas se vc mudar elas de substrato algumas vezes? (Se, por exemplo, houve um ataque de fungos antes delas despertarem e vc mudá-las de subtrato)

3. Qual o tempo de luminosidade mais adequada pra sementes que estão para sair da dormência?

Desculpem se repeti alguma questão já discutida.
Qualquer sugestão ou relato do seu cultivo ajuda muito...
Estou bastante ansioso para minhas meninas despertarem... hehehehe
abraços

Oi Caianinho, certas questões nem precisam serem discutidas quando se tem regras claras obtidas da metodologia tentativa e erro, mas para ajudar a "clarear" suas duvidas ai vai minha opinião:

1) Seeds de Peyote, (obs, Peytote nao!) ou de qualquer outro cacuts, nao devem ser armazenadas, é como o Arnaldo Cezar Coelho diz: "a regra é clara" se suas seeds chegaram, semei imediatamente!

2) Peyotes se extressam com a maior finalidade, se o objetivo é cultivar, porque esperar pelo ataque de fungos??? trate as seeds com um bom fungicida.

3) E um pouco complicado mesmo em estufa repetir as condições de insolação do e atmosfera do emisferio norte, entretanto vc pode conseguir uma tabela de foto-periodos (germinar, vegetar, florir) e aplicar metodologia cientifica.

espero ter ajudado e boa sorte em seu cultivo...

Caianinho
20-02-06, 23:33
"Peytote" foi f..da mesmo! hahaha
Mas acho que cometi um erro grave ao guardar as sementes por um tempo!
Esperei chegar um clima mais favorável ao cultivo aqui onde moro (passar as chuvas) mas acho que essa estratégia não deu certo! :neg:
Apesar das sementes serem bastante novas (cerca de 1-2 meses) acho que por ter guardado em local com pouca aeração pode ter prejudicado elas..
Só resta esperar mais,
Valeu pelas dicas.

Cubensis
15-06-06, 12:40
Vou iniciar o cultivo de Peyote... vou chamar algumas sementes em um site Argentino (infelizmente hahaha), e queria saber:

-Em quanto tempo ele fica bom para colheita?

-Em quanto tempo ele da sementes?

-Se precisa de macho e femea para germinar as flores e consequentimente dar sementes (como normalmente as meninas mari, ju, ana) ou ele é emafrodita.

valeu aee galera!!:pos: :pos: :pos:

"Onde há o espirito de JAH alia forças, e a verdadeira liberdade pra sentir..."

rodrigogru
19-06-06, 00:01
E aí galera

Eu iniciei meu cultivo hoje. Usei como substrato 1/2 parte de areia grossa, e 1/2 parte de areia fina, mais uma colher de humus em um vaso de 5 litros. larguei as sementes sobre a areia, borrifei água e coloquei uma cobertura com vidro sobre o vaso, mais uma água no prato, por baixo. Liguei o aquecedor e a lâmpada, ferramentas que tenho utilizado bastante devido ao frio aqui do sul. Deixei ali, no canto, ao lado da Ephedra e da Wild Dagga, que só germinaram hoje e abaixo do aquecimento. Vamos ver no que dá... Amanhã vou semear os San Pedro.

Um abraço.

INKA
21-06-06, 15:10
Ontem iniciei meu cultivo de San Pedro.

9 sementinhas para iniciar...... Vamos ver no que dá..

Quando começarem a crescer, envio fotos das crianças... :)

[]'s

INKA
26-06-06, 07:24
Plantei as sementinhas no dia 20/06/06... no dia 24/06/06 já percebi uma saliência marrom-avermelhada na superfície das sementes....

Alguém sabe se estou no caminho certo?

[]'s

rodrigogru
26-06-06, 12:55
E aí galera

Inka, não sei... Meus san pedro, nem sinal ainda... Os peyotes germinaram, quase todos no dia 24/06/06, meu presente de aniversário. Os peyotes germinados eram uma bolinha verde no meio da areia.
Será que descuidei dos san pedro? É verdade que tive muito mais cuidado com o mescalito do que com ele. O mescalito fica no meu quarto, com luz incandescente artificial indireta durante a noite. Não boto a lâmpada sobre o vaso, pois temo que a estufa aja como uma lente, queimando as plantinhas. O san pedrito tá la na rua, levando chuva, sol, vento e mais tudo nas guampa. Ao menos, tem uma estufa...
Mas o negócio é aguardar, afinal, às vezes elas demoram mesmo...

Abraços

INKA
26-06-06, 12:58
Eles vêm na hora que são para vir.... Quro ver se cultivo uns Peyotezinhos tb... São cactus muito bonitinhos!

:)

[]'s

rodrigogru
26-06-06, 13:00
"Peytote" foi f..da mesmo! hahaha
Mas acho que cometi um erro grave ao guardar as sementes por um tempo!
Esperei chegar um clima mais favorável ao cultivo aqui onde moro (passar as chuvas) mas acho que essa estratégia não deu certo! :neg:
Apesar das sementes serem bastante novas (cerca de 1-2 meses) acho que por ter guardado em local com pouca aeração pode ter prejudicado elas..
Só resta esperar mais,
Valeu pelas dicas.

É verdade, cara, talvez tenha sido isso. Eu acho que o peyote, por ser uma planta bastante compacta, torna simples a criação de "microclimas" que favoreçam o cultivo. Isso é indispensável.

Abraços

rodrigogru
24-07-06, 15:38
E aí galera

Ontem, já tapado de nojo, fui conferir o vaso onde semeei o san pedro (há exatos 01 mês e 04 dias), com aquele pensamento de fazer uma nova tentativa... Notei, surpreso, que uma das sementes germinou durante o tempo em que estive fora.
Com o san pedro é preciso paciência, realmente. O peyote levou cinco dias para germinar.

Abraço

INKA
24-07-06, 15:46
Os meus deram problema..........

esqueci lá fora e caiu uma chuva enorme... mas... vou deixar por lá..

as sementinhas estão com uma camada branca... com se fosse um mofo ou algo parecido......

vou descolar outras sementinhas... hehe

[]'s

rodrigogru
25-07-06, 01:04
Os meus deram problema..........

esqueci lá fora e caiu uma chuva enorme... mas... vou deixar por lá..

as sementinhas estão com uma camada branca... com se fosse um mofo ou algo parecido......

vou descolar outras sementinhas... hehe

[]'s

E aí, INKA

A chuva avacalhou muito teu vaso, cara? Este cactus é demorado pra germinar, mas me parece bem forte. Meu cultivo também pegou chuva e uma semente germinou (acredito que as outras vão acabar germinando também). Tenta colocar uma sacola transparente na boca do vaso, fecha com um elástico, e deixa. Foi isto que eu fiz e deu certo.

Boa sorte

INKA
25-07-06, 07:34
a terra ficou no mesmo lugar, mas fez uma poça! hehehe

agora deixei à vontade da natureza.... mas a seca que está tendo aqui no Paraná pode atrapalhar?

espero que brotem....

[]'s

rodrigogru
25-07-06, 14:06
Fala INKA

A seca acho que não tem problema, velho. O clima ao qual o vaso vai ficar exposto tu pode controlar. Eu estou mantendo o meu dentro de casa e só com luz de lâmpada, pra não pegarem muito frio, nem queimarem por causa do sol. Com o plástico por cima. E a lâmpada é incandescente mesmo (são as únicas que tenho).

Abraço

INKA
26-07-06, 12:18
Opa!!!!

Pois é... Vamos ver no que vai dar.

O Peyote brota mais rápido? Ele demora quantos anos para crescer? Alguém sabe dizer?

[]s'

Self
26-07-06, 14:23
pra ficar adulto, uns 7 a 8 anos

pra usar acho que com 4 ou 5 a não ser que vc seja meio pedofilo! hehehe ou comunista

Self
26-07-06, 21:54
não regar, quanto menos agua mais estresse, e enrriquecer o solo com pomes moidas

Alkimista
26-07-06, 22:14
Choques térmicos diários potencialiam a produção de mescalina, pelo menos no Peyote. Coloque seus cactos (só os já grandinhos e bem desenvolvidos) na geladeira durante toda a noite e parte da manhã, quando o Sol começar a esquentar, coloque-os pra tomar esse Sol, à noite ponha de volta na geladeira. É preciso fazer isto diáriamente por muito tempo, se possível por toda a vida do cacto, mas segundo o que dizem, aumenta bastante a potência final!

rodrigogru
27-07-06, 01:04
E aí galera

Esta técnica do choque térmico é a única que conheço. Porém, tomem o cuidado de expor somente cactus desenvolvidos à estes choques. Mudanças bruscas de temperatura são bastante propícias ao desenvolvimento de fungos.
Não sei se vou aplicar isto nos meus cactus... Me parece um tanto trabalhoso, hehehe.
Agora me ocorreu outra coisa: Será que não faria mal para os cactus esta constante mudança de posicionamento do vaso? Não seria melhor deixá-lo parado?

Abraço

Putumayo
27-07-06, 09:19
Alkimista, esse choque entre a geladeira e o sol parece ser bem mais brusca do que na natureza, será que não faria mal a ponto de adoecer ou isso é praticado pelos peyoteiros? os meus tão filhotes ainda, mas se essa técnica funfar eu vou usar com certeza :D
mas eu tambem ja li muito sobre o q o o rodrigogru falou, de sempre deixa-los parados, na mesma posição...

té!

Pedro
27-07-06, 09:43
Deve ser necessário esperar anoitecer para colocá-los na geladeira.

Lembrando que nos desertos durante o dia pode-se fazer calor de mais de 50oC, durante a noite a temperatura cai para abaixo de Zero.

Isso mostra que o danado é bem resistente, só acho que deve fazer mal tirar o cacto da exposição do Sol e colocá-lo diretamente na geladeira, sem esperar "esfriá-lo" antes.

A mãe, mulher, companheira etc, vai achar uma graça a geladeira enfeitada... hahahaha...

rodrigogru
27-07-06, 10:49
Mas e quanto ao posicionamento? Notei que os meus peyotes tem crescido bem mais desde que parei de mover o vaso. Ainda acho que a movimentação não deve ser boa...

Abraço

chicleton
27-07-06, 18:19
se quiser deixar ele parado, eh soh colocar gelo na base... como se fosse um "banho maria" de gelo no vaso... quando anoitecer...

Putumayo
27-07-06, 21:21
mas essa grande variação no deserto ocorre em um período de 24 horas, não de uma hora p outra :D

rodrigogru
27-07-06, 23:44
se quiser deixar ele parado, eh soh colocar gelo na base... como se fosse um "banho maria" de gelo no vaso... quando anoitecer...

Este me pareceu o melhor caminho.

Pedro
27-07-06, 23:48
Por isso eu disse para esperar "esfria-lo"... :D

No deserto só é calor enquanto tem Sol, após ele se por, a temperatura cai rapidamente, então acredito que se você o colocar lá pelas 7 ou 8 da noite na geladeira e trazer de volta de manhazinha e colocá-lo antes do Sol a pino, não deve ser tão traumático.
Isso eu suponho, é claro.. hehehe...

Abs!

Putumayo
28-07-06, 09:18
Ham sim :D entendi Pedro, não tinha sacado o "esperar esfriar" ;) ! mas é bem trabalhoso ehheheheeh imagina fica fazendo isso todo santo dia durante anos!!! :eek: IUAHuiahiUAHIUh
Certeza que eu não vou consumir meus próprios cactos, depois de uns 6 anos cultivando desde semente imagina a dó! eu vo acha mais facil ir ao méxico eheheheheh

valeu!

chicleton
15-08-06, 18:33
Opa!...

Eu notei no vaso de peruvian que se desenvolveu um tipo de um musgo bem fininho no solo, parece uma gosma..
Queria saber se o musgo ameaça os cactus? ou só os fungos que são perigosos?

valeu...
hasta..

rodrigogru
15-08-06, 23:48
E aí chicleton

O problema dos musgos é que eles retém muita umidade. Mas se tu ir tirando ele à medida que for se desenvolvendo creio que não haverá maiores problemas. Cultivo algumas plantas carnívoras e costumo utilizar o musgo exatamente por esta propriedade.

Grande abraço

chicleton
16-08-06, 12:12
Valeu rodrigo!

não conhecia essa propriedade do musgo... talvez isso ajude a manter a umidade quando fico alguns dias sem regar... e como as mudas são jovens, essa ajuda será bem-vinda...

valeu..
abraz...

rodrigogru
16-08-06, 12:46
Só toma cuidado para o musgo não envolver as mudinhas... O musgo retém MUITA umidade. Plantas carnívoras costumam crescer DENTRO do leito dos rios, sobre pedras, por isto o musgo é indispensável no cultivo delas. Acho que seria melhor, para reter umidade suficiente para o cactus, tu colocar um plástico na boca do vaso e prender com um elástico. Fiz isto com meus peyotes e estão todos bem. O problema é que o cultivo de san pedro, ao que me parece, é muito mais complexo do que o cultivo de peyotes.

Grande abraço

chicleton
16-08-06, 17:26
Ok rodrigo...
vou mantê-los longe das raízes então..
obrigado..

rodrigogru
16-08-06, 19:29
O meu san pedro não está se desenvolvendo e, além disso, está murchando e ficando verde-escuro. :( Será o frio?

Abraço

Self
16-08-06, 21:01
fotos!!!

rodrigogru
16-08-06, 21:16
Bah, self. Não tenho câmera, cara... Mas a situação é a seguinte:

Ele está com um tamanho inferior a 01 cm, em um vaso sem nenhuma cobertura, tomando sol através de uma cortina ao lado de uma janela... A terra é a mesma que utilizei com sucesso no cultivo de peyotes, bastante arenosa. Além disso, a terra está úmida.

Grande abraço

rodrigogru
21-08-06, 12:20
Ontem fui visitar uma tia em uma cidade serrana, aqui no RS. Durante a ida eu dormi no carro. Quando acordei meus pais me falaram que tinham visto uns cactus muito bonitos e que na volta iriam parar o carro para mim pegar umas mudas. Não dei muita bola, achei que era qualquer coisa...
Na volta, eles falaram de novo em parar o carro e pegar um cactus. Quando vi, eles pararam o carro diante de uma floresta de san pedros, ou wachumas (ainda não sei distinguir um do outro), desci do carro e peguei um belo exemplar. Já está plantado aqui em casa. Não pretendo fazer uso de cactus, mas que ficou bonito aqui em casa, isto ficou, hehehe.

Grande abraço

chicleton
21-08-06, 19:06
huahuaha.... que sorte!

engraçado... me veio uma imagem dos cactos acenando pro seus pais...tipo ,chamando a atenção pra volta depois.. hauhuahu

rodrigogru
21-08-06, 22:04
Huahuahua

Pois é cara. Me intrigou aquele interesse deles no cacto. Eu, até vê-lo, não estava nem aí... Ao invés de eu achá-lo, ele me achou. Pior nunca tive interesse em usar cactus. Agora estou até pensando na possibilidade...

Abraço

EDIT: Ou talvez o lance seja com o meu pai. Hoje ele tava falando pro meu irmão que aquilo era um cactus de deserto, coisa e tal, e se um dia estivéssemos perdidos e sem água era só cortá-lo e beber o líquido do interior do cactus... Aí eu esperei o meu irmão e a mãe saírem e disse pro pai: "Corta e bebe então, que tu vai ter uma viagem daquelas..." Então expliquei sobre a mescalina, os povos andinos e o uso do cactus. Aí o pai desistiu... huahuahua. Foi engraçada a coisa.

tchelorud
23-08-06, 15:51
Carinha tu achou são pedro?

rodrigogru
24-08-06, 11:49
E aí tchelo

Achei sim, cara... Aqui no RS é a maior barbada. Já tinha visto alguns na beira do guaíba, perto do jockey club. Fora as floriculturas na estrada de morungava, que são todas especializadas em cactus... Poderia ter comprado, mas achado é melhor, hehehe...

Abraço

tchelorud
24-08-06, 13:48
Se voê diz , meu velho! considero uma resposta de xamã!

rodrigogru
24-08-06, 23:06
Se voê diz , meu velho! considero uma resposta de xamã!

Hehe. Valeu a consideração, velho... Mas é isto aí, nos ajudando, vamos longe... Apesar de tudo, eu me considero meio "cagão" pra ser um xamã, hehehe...

Abraço

chicleton
01-09-06, 21:56
Opa, cultivadores de plantão...!

preciso de ajuda!

estou cultivando um peruviano (1 cm com uns espetinhos saindo) e 2 bridgesii (bem novos, sem espetos ainda)...
eles tavam indo mto bem, mas...
há 2 dias os bridgesii ficaram pálidos (brancos mesmo) e murcharam, e o peruviano esta ficando um pouco palido também.. daí estou na duvida se é excesso de água, excesso de luz ou falta dela.. !?!
fiquei sem computador e só pude me conectar ao fórum hoje...

estou sem saber o que fazer, por enquanto estou deixando eles na sombra.

Valeu!..

Self
01-09-06, 22:53
dependendo do tamanho é falta de luz solar, já fiz experiencias de tirar os cactos do contato com o sol e eles branquearam, porém se estiverem muito pequenos não devem pegar sol direto pelo menos nas horas mais intensas, das 10:00 da manhã até as 4:00 da tarde

chicleton
02-09-06, 13:15
Obrigado pela resposta!
Pois então , Self..
eu deixei o vaso (dentro de um pote 'tapawear?') ao relento nessa semana... tipo, ele pegava o sol das 9 as 18... mas como o pote é roxo, e translúcido, a luz que chegava no cacto não é tão poderosa (ou estou enganado?)... era mais pelo calor que o sol fornecia que eu fiz isso,(ainda tem umas sementes que custam a germinar).... mas após uns 2 dias eles estavam assim pálidos...

Maia
16-12-06, 14:21
Olá zóio!
Posta aí umas fotos atualizadas dos seus peyotinhos pra gente ver como anda o crescimento deles!!??? :D

OcoluaS
21-12-06, 13:21
Li o topico desculpe se ja foi esclarecido isto em algum canto, mas não estou esclarecido, vou começar uma semeadura de san pedro daqui a poucos dias, é a primeira vez que cultivo cactos, e vejo fotos, explicações em algumas linguas, mas não me fica claro algumas questões, se alguem puder responder, grato.
Como pedi kit de cultivo, pra semear ja tenho tudo certo o esquema, foi bem explicado aqui tmb, tudo bem, ae quando estes germinarem no recipiente tarão la germinadinho belezinha, ae quanto tempo tenho que mudar ele para o vaso, e qual o tamanho recomendado falando em minimo de litros de terra? como é esse processo do transplante, utilisa o substrato que estava germinado junto? e a terra do vaso definitivo, arenosa? pode ser só areia de pedreiro peneirada e desinfectada no autoclave e britas pro meio? ou é terra mista, arenosa com terra normal esterilisada mais pedrinhas ou algo assim? como fazer um solo barato para san pedro com coisas do dia a dia e quando transplantar definitivamente
Ae pelo que entendi, pouco sol nos primeiros meses, mais fungicida de vez em quando, depois solsão direto, e preciso tirar os vasos quando chover? ou tiro só em caso de exageros de chuva e deixo a natureza agualo. Penso na parte de adubo quebrar cascas de ovo e raramente (cada 5 meses) um adubo q tenha menos nitrogenio. os procedimentos saum certos? acho q perguntei demais, mas não terei mais duvida alguma quanto a isso dae então. Grato, paz e luz.

Maia
21-12-06, 15:20
Realmente são muitas perguntas!!!
Vou tentar te ajudar...não tenho tanta experiencia, vou responder baseado no meu estudo teórico...quem tiver algo a corrigir ou acrescentar, fique à vontade!!!

quanto tempo tenho que mudar ele para o vaso, e qual o tamanho recomendado falando em minimo de litros de terra?
Acredito que você pode deixa-los crescer na bandeja/vaso por uns 6 meses antes do transplante e pode ir ao longo desses 6 meses transplantando aqueles cactus que estiverem "na sombra" de outros, ou seja, que não tiverem o mesmo desenvolvimento dos outros. Lembre-se que os vasos para transplante não podem ser muito pequenos nem muito grandes, devem ser pouco maiores que o comprimento da raiz do cactus..

como é esse processo do transplante, utilisa o substrato que estava germinado junto? e a terra do vaso definitivo, arenosa?
O transplante é simples, com uma pinça ou outro instrumento vc remove o cactus da bandeja e coloca no vaso. O substrato do vaso definitivo é basicamente o mesmo composto do anterior, só que como a planta ja está maior vc pode utilizar fertilizante (não muito).

Ae pelo que entendi, pouco sol nos primeiros meses, mais fungicida de vez em quando, depois solsão direto, e preciso tirar os vasos quando chover? ou tiro só em caso de exageros de chuva e deixo a natureza agualo.
Nos primeiros meses, busque colocar os cactus com bastante iluminação INDIRETA, próximo à uma janela por exemplo. Também vc pode ajuda-los colocando iluminação artificial...luz florescente branca, 6500K....eu coloquei um temporizador q liga a luz por 15h diárias, pra ajudar no crescimento.
Depois de crescidos os cactus são bem resistentes, porém vão se desenvolver melhor se vc proporcionar uma ambiente propicio, sem essa exposição total à natureza (que inclusive anda meio doida ultimamente! heheh).

Bom, respondi o que deu...só resta dizer, boa sorte!!!:pos:

Ps: Da próxima vez, procura dar um ENTER entre as perguntas...ficou tudo junto, tá dificil de ler! ehheheeh

OcoluaS
21-12-06, 16:04
Valeu Maia algumas questão esclarecida. Mas a areia de transplante definitivo não vou poder ter o mesmo substrato pois é caro e vem pouco, pode ser areia de pedreiro penerada e com britas (devidamente esterilisada)? e porque o vaso de transplante não pode ser logo definitivo grande, um vaso de 10 litros ja daria? vlw vlw

Maia
21-12-06, 20:07
Sobre a areia não sei responder, tenho a mesma duvida. Vou cultivar os meus em areia de estrada, mas pelo que sei qq areia serve...vc mistura com fibra de côco e pronto!
Sobre o vaso, o que sei é que em um vaso menor vc consegue controlar mais a umidade, ja em um vaso maior ocorrem mais riscos de ficas + molhado e tb maior o risco de fungos, etc.
Isso são dicas, nada impede q vc tenha sua experiência e comprove que da pra fazer no vaso definitivo!

Self
21-12-06, 20:14
eu uso areia de riacho, daquelas que tem pedinhas transparentes, tipo cristais... acho que energeticamente são mais "fortes"

no substrato tb ponho pó de pomes, um pó bem fininho de pedra pome moida que é rico em silicio, pra alimentar a "memória" do cacto

OcoluaS
22-12-06, 11:29
legal as dicas e conselhos, grato mais uma vez. O duro é saber onde achar certas coisas, mas vou dar um tentada aqui, assim que germinarem terei tempo de achar uma areia e us vasos de barro que se enquadre, não vo nem pegar um vaso grande nem pequeno, vo testar um medio definitivo, que fica caro a mim sair comprando vasos direto a cada fase da planta.. vlw. E terei msm q ficar tirando das chuvas, li em um site que o cacto gosta de periodos de chuva, é verdade? to até vendo eu aqui direto tendo que tirar eles da chuva, sou um pouco ancioso com essas coisas que nunca plantei, desculpe.