PDA

Ver Versão Completa : Diário de Cultivo - Trichocereus Peruvianus

SALLLLY
16-04-08, 15:22
Olá pessoal, estou para receber 3 sementes de Peruvianus, está para chegar e vou começar a realizar meu cultivo

Materiais:
-Terra vegetal peneirada
-Casca de ovo
-Pó de fibra de côco
-Areia Grossa
-Mini-estufa de plástico
-3 sementes de Peruvianus

Preciso de algumas dicas.

Estou pensando em fazer assim, preparar o substrato com 2/3 de areia e 1/3 de pó de fibra de côco e com uma leva camada de casca e ovo e terra vegetal peneirada.

Coloca-las em um recipiente de plástico, adicionar um pouco de água mineiral e colocar 10 minutos no microondas para esterelizar.

Esterelizar o vazo com alcool e depois deixar o alcool evaporando do vazo, esperar o substrato ficar a temperatura ambiente e coloca-lo no vazo e o vazo dentro da mini estufa.

Anexos
1-vazo de plástico 10x10
2-Furos(8) do vazo de plástico
3-Os vazinhos de cerâmica dentro da mini estufa
4-Vazinho de cerâmica 4x4
5-Furo(único( do vazo de cerâmica

Agora tenho algumas dúvidas

-É aconselhavel limpar o vazo com alcool?
-É melhor germinar cada semente em cada vazinho ou as 3 no vazinho maior?
-A mini estufa tem 2 saidas de ar laterais, é melhor coloca-las na mina-estufa ou em algum tapwar?
-Precisa de ventilação, sim ou não?Se deixar sem saida de ar a chance de vir fungos é muito maior não?

Espero que me ajudem, acho que até quarta que veme les estão por auqi,
forte abraços

SALLLLY
22-06-08, 15:10
Olá pessoal, passou muiito tempo mais as sementes chegaram!

Mudanças ocorreram

Não vou usar pó de fibra de côco, e sim vermiculita, e mudei os vazos.

Agora tenho uma dúvida, neste tempo frio, a germinação dos cactos fica bem mais dificil não?

É necessairo luz artificil para germinar no inverno??

shamanrasta
23-06-08, 07:57
Então SALLLLY,um colecionador e pesquisador de cactus me disse que não é bom esterilizar a terra ou substrato, pois acaba matando microorganismos que vivem em simbióse com os cactus.

Aqui em casa uso esta composição:

2 partes de areia grossa
1 parte de areia fina
1 parte de terra vegetal peneirada
1/4 de 1 parte de perlita

O problema da germinação no inverno, não é a quantidade de luz e sim o frio. Mas se não germinar e as sementes se manterem intactas sem o ataque de fungos ou insetos, vc poderá tentar denovo na primavera. No começo do ano passado semeei algumas sementes, no começo desse ano os cactus que tinham germinado já estavam com 1cm +ou-, tirei eles da "estufa" e voltei a colocar a "estufa" na sombra pois tinha algumas sementes ainda, reguei e germinaram mais 31 cactus.

A luz artificial ajudaria para elevar a temperatura, mas acho que seria muita claridade pra germinação das sementes.

A foto que está junto é de uma "estufa", reparem que aquele matinho que está nascendo no lado esquerdo é uma Argemone mexicana.

*Não consegui colocar a foto devido a esse probleminha abaixo....

Database Error Database error
The PlantasEnteógenas database has encountered a problem.
Please try the following:

* Load the page again by clicking the Refresh button in your web browser.
* Open the www.plantasenteogenas.org home page, then try to open another page.
* Click the Back button to try another link.

The www.plantasenteogenas.org forum technical staff have been notified of the error, though you may contact them if the problem persists.

We apologise for any inconvenience.

Abraço

Paz, Amor e Luz

SALLLLY
23-06-08, 15:35
Obrigado, pelo esclarecimento, mais algumas coisas que não ficaram clarassss!

bom, a receita do susbtrato está complicado, cada um diz uma :p:

Eu resolvi fazer uma composição com 3 partes iguais de vermiculita, carvão vegetal triturado e areia grossa, pois é um composto com menos matéria orgânica, melhor para germinação, ai quando atingirem o tamanho de uma ervilha vou passar para copos plásticos e com um substrato com mais matéria orgânica, como o citado por você.

EU não entedi direito, então você não me aconselha a tentar germina-los nesta época do ano então?

Mais se eu não esterelizar a chance de ter fungos é muito maior não é?Como eu evitaria isto?Fungicida?

Olha um texto bem interessante que o Epicurista bem passou e veja com acha

"Propagação por sementes
...
Existem vários métodos de semeadura com bons resultados, mas aconselha-se desenvolver o seu próprio método, de acordo com a sua disponibilidade de material.
Recomenda-se que a semeadura seja feita em meses mais quentes, de preferência a partir de setembro (Regiões Sudeste e Sul).
Utilize um recipiente raso como sementeira, por exemplo um prato ou bandeja de plástico, copinhos de café descartáveis, ou até mesmo bandejas de isopor para embalar legumes em supermercados. O tipo de recipiente não interessa, o importante é que seja limpo e devidamente perfurado, para que haja boa drenagem.
Um substrato considerado excelente para a semeadura consiste em partes iguais de carvão triturado, areia de rio e vermiculita. Coloque esse mistura em um recipiente, espalhe as sementes sobre o substrato, nunca as enterre, e regue com o auxilio de um pulverizador, para que elas não sejam deslocadas. Caso isso aconteça, pode comprometer a germinação. Use sempre a água mais pura que dispuser e evite ao máximo a clorada, pois o cloro é nocivo as pequenas plantas.
Depois de regada, cubra a sementeira com um pedaço de vidro ou plástico e mantenha a meia sobra, tomando-se cuidado de enxugar diariamente a umidade que se condensa no vidro ou plástico com um papel absorvente, para que o excesso de umidade não favoreça a proliferação de fungos. Não regue exageradamente, e só volte a faze-lo quando o substrato estiver seco.
...
Após germinarem, continue cuidando, ate que as pequenas plantas atinjam o tamanho aproximado de um grão de ervilha... A partir daí, estão prontos para o transplante que pode ser feito para pequenos saquinhos de lona ou copos descartáveis, devidamente perfurados para drenagem. Segundo experimentos, foi constatado que pequenos cactos se desenvolvem melhor s plantados em pequenos grupos de três do que se plantados individualmente e, assim, devem ser cultivados até que dobrem de tamanho, para que, finalmente, possam ser transplantados para o vaso definitivo.

Substrato
...
- A mistura do solo não deve ser acida, já que essas plantas em seu habitat não dispõe de muita matéria orgânica, que, em excesso, confere acides ao solo.
...
- Evite terra argilosa, pois dificulta a drenagem, favorecendo o apodrecimento das raízes.
...

Sugere-se ter a mão uma peneira de aproximadamente 4mm de lúmen, para peneirar os componentes do substrato antes de mistura-los, pois os fragmentos grandes desfavorecem a homogeneidade da mistura.

A seguir, é proposta um receita..., que vem apresentando bons resultados para grande das espécies cultivadas:

- 1 parte de terra de boa qualidade, ou seja, sem estar contaminada por produtos químicos ou pragas de solo e que não tenha sementes ou propagação de ervas daninhas.
- 1 parte de húmus de minhoca.
- 1 parte de areia grossa de rio (nunca use areia econômica*).
- 1 parte de carvão vegetal triturado. "

forte abraços!!!!

shamanrasta
26-06-08, 08:36
EU não entedi direito, então você não me aconselha a tentar germina-los nesta época do ano então?
R:Se vc for usar algum tipo de iluminação que consiga manter a temperatura no mínimo em 19°, pode semear já, caso contrário espera até a primavera chegar.

Mais se eu não esterelizar a chance de ter fungos é muito maior não é?Como eu evitaria isto?Fungicida?
R:Como a composição de substrato que vai fazer é bem estéril, não seria necessário a esterilização.Veja apenas se a semente não contem traços da polpa da fruta, isso sim pode criar fungos, se estiver é só lavar.

*Tentei anexar a foto denovo, mas denovo deu o erro...

Abraço

Paz, Amor e Luz

SALLLLY
26-06-08, 14:34
Muito obrigado irmão!!!

Que formatura é a imagem??

SALLLLY
06-07-08, 17:22
Bom, resolvi começar o cultivo, com só algumas sementes para caso não de certo a germinação no inverno

Peguei um pote de plástico e fiz muitos furos para a drenagem.

A parte mais dificil foi triturar o carvão, peguei 2 sacolas e coloquei o carvão dentro e fui metendo a marreta!Meu deus do ceu, que sujeira eu fiz, consegui suja minha casa inteira, minha cara, minha ropa, tudo!Ia marretando peneirando, deu trabalho mais compenso pois consegui deixar um pó bem fininho!

Coloquei 1/3 do pó de carvão, 1/3 de areia grossa e 1/3 de vermiculita e misturei tudo, para minha surpresa a mistura ficou muito preta, acho que o carvão "sujou" a areia, assim só dava para ver o carvão e os pontinhos de vermiculita.

Borrifei água, e fui levar ao microondas por 10 minutos, para minha surpresa quando vou olhar o plastico acabou deretendo, sujei todo microondas, troquei de pote.

Só que agora não sei se devo plantar, pois não sei se pode ter queimado o substrato!Eu não to achando o cabo para mim passar as fotos do celular para o computador para vocês poderem analizar melhor, mais e ai, vocês acham que eu devo arriscar o cultivo ou preparar tudo novamente e não esterelizar?

Epicurista
06-07-08, 22:01
Só algumas observações;

- quando for esterilizar com microondas use um recipiente de vidro.
- pra saber se tem água suficiente, eu imagino que vale a mesma formula do substrato de cogumelos, misture todos os ingredientes em uma bacia, adicione a água aos poucos e misturando pegue um punhado do substrato e aperte na mão, deve sair algumas gotas de água.
- sobre o carvão não precisa ficar necessariamente em pó não... pode ficar bem maior que isso, pedaços de 1 cm, mais ou menos, acho que já está bom pra misturar no substrato... já vi usarem pedaços maiores até quando se germina em vidros fechados, colocando no fundo do vidro...
- se vale arriscar... não sei... se queimou é melhor não...

SALLLLY
11-07-08, 15:38
Vale Epicurista!!

Agora que eu achei meu cabo vou passar as fotos

1-Substrato antes de esterealizar
2-Substrato depois de esterealizar
3-Os potes plástico que estou usando como vazo

E ae, vocês acham queimou?

Jad_Matos
13-10-08, 01:34
E i, Sally? Em que deu teu cultivo?

Estou com 40 sementes de wachuma na estufa. Queria ler mais detalhes de alguém que já cultivou essa espécie.

Saudações (a todos, pois sou novo por essas bandas!)

Abraços.

voador verde
16-11-08, 09:37
olá a todos.
eu semeei alguns wachuma matucana usando terra vegetal, carvão e areia em partes iguais. de oito sementes, germinaram seis, sendo que o segundo morreu pouco depois de germinar....mas os restantes já te=êm uns espinhos bem bacanas.

utilizei como "estufa" apenas um vaso preto comum e um prato transparente por cima. o que preciso saber agora é quanto tempo os cactos precisam ficar na "estufa", qd podem sair para tomar sol direto. ñ tenho o cabo para passar as fotos pra cá, mas asism que der, eu providencio.

valeu. namaskar

SALLLLY
16-11-08, 10:48
Quando ele chegar ao ponto de uma ervilha você pode começar a acustuma-lo com o sol direto deixando-o 1 hora por dia, ai conforme for vai aumentando esse tempo!

SALLLLY
01-12-08, 22:12
Atualizando essa parada aqui!!

Muito tempo se passou, esperei chegar a época certa e mandei minhas sementes de peruvianus terra a baixo.

plantei 10 sementes, 5 em um substrato com 2/3 de arei grossa e 1/3 de vermiculita, e as outras 5 sementes em 2/3 de areia frossa e 1/3 de vermiculita mais 3 colheres de carvão em pó.

Coloquei as seeds sobe os substratos e cobri com uma leve camada do mesmo.

Usei um garrafe Pet de estuda, e um pote plástico(que está ae na foto).

Estou regando com um borrifador para não atrapalhar a germinação das seeds, reguei e so molhei novamente quando estava seco.Na rega tirei o excesso de humidade com um papel toalha.

Passaram 2 semanas reguei umas 3~4 vezes, por isso acredito que o calor esteja baixo, estou deixando um pouco mais perto do sol direto.

Germinaram 2 cactos no susbtrato da garrafa pet que está sem o carvão..

Estou na expectativa para que mais espinhudos germinem.

Vocês acham que o problema está no calor mesmo?(analisando a quantidade que reguei)

Novamente não acho o cabo das fotos, quando achar posto aqui..

forte abraços

ruinos
02-12-08, 12:31
fala Sally!
eu não tenho uma experiencia real, mas pelo que li por aqui no forum não é bom botar nada em cima da semente e sim jogar ela sob o substrato sem cobri-la.
uma parada: o que seria Vermiculita? falow
mas boa sorte!!

SALLLLY
02-12-08, 14:51
Então, eu estava em dúvida, e estava sem internet ai resolvi arriscar assim mesmo, algumas nao afundei, outras afundei um pouco em algumas um pouco mais, ou seja, de todos os jeitos

:)

Cara Vermiculita é um substrato que você compra em lojas de jardinagem, é usado por reter a humidade.

abraços

ruinos
02-12-08, 15:36
mas reter a umidade é realmente o ideal? pois o substrato tem de ter uma otima drenagem.

eu estava pensando em fazer o meu substrato com 2/3 de area grossa 1/3 de fibra de coco e um pouco de casca de ovo. o que acha?
minhas sementes devem chegar dentro de 7 a 15 dias.

ruinos
02-12-08, 15:39
é em contrapartida já li tambem, que no inicio a humidade é importante.

os seu esquema de vasos ficou interessante estava pesnado em fazer algo parecido. algums vasinhos de ceramica dentro de uma estufa.
eu estava pensando tambem em regar eles por baixo, ou seja: colcoar a agua em baixo para a terra absorver.

um grande abraço

SALLLLY
02-12-08, 22:19
BOm não sei se usei o termo certo, mas Vermiculita é super indicado no cultivo de cactos, está humidade que é retida deve ser necessaria acredito, pois na maioria dos susbtratos usados tem Vermiculita.A boa drenagem é para não apodrecer as raizes no excesso de água.

Acho legal ir experimentando, fazendo seus próprios testes, faz um vazo de um jeito, outro de outro e assim vai até achar o melhor jeito.Faz com os materiais que você tem .Essa "receita" do susbtrato é mais maleavel, não precisa ser algo tão rígido.Não sei se seria necessario a casca de ovo, já que seu substrato não terá muita matéria organica.

Quanto a vazos de cerâmica dizem que não é indicado por fazer uma certa competição com o cacto, já que retem humidade.Eu desencanei desses vazos, se você ler o tópico inteiro verá que esotu utilizando uma garrafa pet, e um pote de plástico transparente como estufa/vazo.

Quanto regar por baixo, penso que pode ser interessante, mas fica meio difícil o controle, o borrifador é algo mais suave e controlado, lembrando que nos cactos a regra é sempre menos.

abraços

ruinos
03-12-08, 13:55
pode cre.
você ta certa. vou fazer num "tapoware"(não sei como escreve) mesmo, como comprei muita semente, vou comprar logo ums 2 grandoes e fazer 2 substratos diferentes. mas agora estou com medo. um mebro do forum falou que ja comprou sementes da mesma loja e não germinou nenhuma. Mas vamos ver o que da. ontem o cara postou no correio, deve chegar de 5 a 15 dias. Quando comprar os materiais vou abrir um tópico para fazer meu diario de cultivo.

SALLLLY
12-01-09, 12:39
Olá, vim atualizar o diário, e infelzimente não tive sucesso no cultivo.

Ao inves de ter germinado 2 germinou apenas 1, que manteve uma taixa de crescimento baixa, quase impercepitível.Fiquei uma semana fora e quando voltei infelizmente ele tinha morrido, acredito que foi pelo excesso de umidade, pois o solo estava com algumas manchas que pareciam ser fungos.

Agora que ele morreu chegou a camera que meu irmão comprou.

Eu ainda tenho algumas sementes, que estão mais velhas que as do peruvianus, mas meu amigo me disse que assistiu uma palestra, que falou sobre um caso de uma semente que foi achada a muitos anos atras(não sei informar quantos) e foi plantada.Pois é só tirar a dormência da sementes dando o coque térmico, segundo a palestra.

Alguem pode confirmar essa informação?

Forte Abraços

ruinos
14-01-09, 09:11
talvez deu fungos por que você nao esterelizou, o cheiro de queimado na terra depois que sai do microondas é normal, quando ela esfria o cheiro volta ao normal, a umidade é exencial para o desenvolvimento das sementes.

Muito boa informação, vamos investigar, se for verdade isso será muito util.

SALLLLY
14-01-09, 12:20
Mas teve um excesso de umidade, pois sempre quando eu ia regar com borrifador eu aproveitava eu passva um papel toalha na parte de cima da estufa, e assm tambem ciruclava o ar.

Acredito que ficou uns 10 dias sem cirtular muito ar e com excesso de umdiade, assim causou o fungo.

Vou tentar cultivar essas seeds aqui, vamus ver o qu vai dar!!

:)

RodoxPreto
14-01-09, 12:22
Aê moçada! será que o micro não queima a vermiculita? não estraga ela??? bacana seria mesmo esterilizar na autoclave, né?

abraço!

ruinos
14-01-09, 12:31
com certeza é melhor.
mas no meu caso eu n estou usando vermiculita, não acho essa porra por aqui nem fudendo.

RodoxPreto
14-01-09, 14:50
Que merda... meti fogo na vermiculita agora, mesmo. :D Sorte que eu sempre fico perto pra fazer essas coisas! Deve-se SEMPRE borrifar água pra isso não acontecer.

ruinos
15-01-09, 09:22
sim, sempre para esterilizar tem que umidecer a terra com cuidado para nao encharcar. deixa-la no ponto que voce aperta e cai umas gotinhas.

kundalini
28-01-09, 12:46
yeah ! agradecimentos a mãe natureza a força maior ! !!

re´patriação é hor a de voltarmos as nossas verdadeiras raizes !!

NASCEU 9´PACHANOI HJ !!!!!!!!!!!

JA JA VOU COLOCAR AS FOTOS DOS BABYS !!! YUHUUU:)