PDA

Ver Versão Completa : Problema com o cacto!!!

Serius
09-06-05, 20:03
Acontece que os meus cactos um dia apanharam muito sol directo e queimaram em cima, acham que devo cortar o topo do cacto, que cuidados devo ter?

http://i7.photobucket.com/albums/y273/Seriuskiller/cacto.jpg

Self
09-06-05, 20:33
tenho uma noticia ruim e uma boa...
qual vc quer primeiro???

Serius
10-06-05, 10:43
pode ser as duas...desde que seja rápido

Self
10-06-05, 11:23
justamente, vou dizer o que já disse antes:
entendo que vc quer mais opiniões... mas já que ninguém deu

corte... eles não vão mais crescer, com o topo apodrecido, (verifique se apodreceu mesmo, se o miolo onde os gomos se juntam estiver verde ainda tem chance...
(essa é a noticia ruim)
e boa é que vc vai ter uns 3 ou 4 brotos de cada cacto cortado, aí é só cuidar bem e evitar o mesmo problema, penso que não foi o sol, pois eles necessitam de sol direto,
por favor tire uma foto mais nitida, que mostre o topo, cuidado com o tamanho da foto, essa que vc postou estrapolou o limite da pagina...

esin
10-06-05, 12:30
Pela foto, a mim parece-me que o topo está queimado.

Nunca passei por uma situação dessas, mas a informação que tenho é que se a a ponta de crescimento (meristema apical) estiver danificada, o cacto vai dar rebentos quer a ponta seja cortada quer não o seja.

Vê a minha resposta à tua questão no tópico 'Fotos de seus cultivos'.

EDIT: PS - Concordo com o Self quanto às fotos. Por favor, redimensiona as fotos antes de as postares ou então usa thumbnails.

Self
10-06-05, 14:10
exemplo de um cacto cortado...

Serius
11-06-05, 10:50
Nesta ultima foto é visivel um cacto a nascer de lado! Pareçe que não é necessário cortar. Acho que é um pouco arriscado cortar porque á o risco de infecção. O problema nos meus cactos foi que eles ainda não estavam bem enraizados, eram cortes e coloquei no sol. Aí eles secaram e quando os fui ver eles já tinham uma cor eskesita no topo, alguns dias depois ficaram como na foto. Acho que só devo cortar se isso realmente for melhor para a planta, caso contrário não corto.

Self
12-06-05, 13:49
ai serius, vc esta com medo de cortar!!!

observe o tamanho do cacto que foi cortado, ele brotou do lado porque era grande...
quando foi cortado ele triplicou a "brotagem" já obtive mais de 10 brotos dele, e ainda continua brotando, é a vantagem de corta-lo, alem de que vc poderá comer uma parte...
não existe risco de infecção cortando um cacto, pois ele cicatriza, se houvesse eu ja teria visto, pois já cortei muitas vezes...

teu problema deve estar na raiz, para que o topo apodreça provavelmente a raiz estava infecctada, além de cortar, penso que vc deve trocar a terra do vaso, lavando as raizes e pondo pó enrraizador para fortalece-las, e plante de novo, com mais cuidado, verificando se existe algo na raiz ou na base da planta que possa estar errado, tipo apodrecimento, se houver, limpar a parte podre, e deixar fora do vaso até cicatrizar, para salvar sua planta...

Serius
18-06-05, 12:22
Num dos cactos já começu a nascer do local de um dos espinhos, um novo cacto! Eu vou tentar cortar o cacto se arranjar um bisturi mas de forma a não cortar este novo rebento!

esin
18-06-05, 13:43
Self, desculpa mas vou ter de te contradizer.

Apodrecimento é uma doença facilmente reconhecivel por determinada zona do cacto ficar escura e mole. Resulta normalmente de excesso de agua na terra, e começa de facto pelas raízes.

Se não for cortado e cauterizado imediatamente espalhar-se-á e contaminará a planta toda.

Mas o cacto do Sirius não está apodrecido. Aquilo é apenas queimadura solar. Desde que ele não dê mais luz do que a planta está habituada aquilo não se vai espalhar.

Eu já tive os dois problemas e sei distinguir. Como já disse no outro tópico ainda esta primavera eu queimei o meu cacto com demasiado sol. Não cortei nada e neste momento já está recuperado e já cresceu uns 10cm desde então.

No caso do Sirius, em que a ponta de crescimento ficou danificada, há quem ache melhor cortar.
Mas, para todos os efeitos o meristema foi danificado e o cacto dará os rebentos que tem que dar (para o cacto, ter o meristema danificado é igual à sua ponta ter sido cortada).
Concordo contudo contigo que cortar não apresenta grande risco de infecção assumindo que o ar envolvente seja relativamente seco.

Sirius, se quiseres cortar podes faze-lo com uma faca normal, mas pelo amor de deus, não retires o cacto da terra a não ser que ele começe a ficar escuro e mole junto à terra.

Nesse ultimo caso deves cortar imediatamente apenas a parte verde e saudavel de cima e enraíza-la em terra nova.

esin
18-06-05, 13:56
O lado queimadodo meu San Pedro (podem clicar na foto para aumentar a imagem)

http://img38.imagevenue.com/loc115/th_401_melanoma.JPG (http://img38.imagevenue.com/img.php?loc=loc115&image=401_melanoma.JPG)

Não só a queimadura não se espalhou como está lentamente a recuperar e a ficar de novo verde, agora que o cacto já se habituou áquela quantidade de sol.

Serius
19-06-05, 12:40
O cacto não tem nenhum problema de raizes, o unico erro foi colocar o cacto cá fora num dia de forte sol, pensando que ele não ia ter problemas, por ser um cacto. Umas horas depois fui ver e eles já estavam meio brancos no topo, depois essa zona ficou como na foto. Em ambos os cactos já se vê rebentos novos a surgir e acho que não vale a pena cortar, porque se o fizer ele vai acabar por secar o topo, ora se ele já se encontra nessa situação porque é que havia de cortar? Quanto muito só vai fazer que uma nova área fique seca. Desculpem lá estar sempre a "reclamar", visto até que fui eu que pedi ajuda, mas isto não é reclamar nem crer contradizer, é só crer discutir as coisas e aprender com voçes! Fiquem bem!

Self
20-06-05, 11:46
Mas o cacto do Sirius não está apodrecido. Aquilo é apenas queimadura solar. Desde que ele não dê mais luz do que a planta está habituada aquilo não se vai espalhar.

nunca tive esse tipo de problema, mesmo deixando-os em sol direto, pelo que entendo os S. P. precisam de sol direto como nos andes, e ainda que o sol de lá é muito mais "forte" pela atmosfera rarefeita...

é um pouco estranho pensar que um cacto "queima" com sol pois ele é uma planta muito suculenta, penso que deve ser por outro fator, não o sol!!

claro que não cortar dá na mesma, apesar de que os brotos vem em numero menor do que cortando, no meu pensamento e na minha pratica, eu penso na quantidade de brotos, mas isso não é uma regra...

pescabr
20-06-05, 14:16
Talvez o problema possa ter se originado quando o Sirius expôs o cacto dele "de repente" ao sol forte e direto.

Algum biólogo ou botânico ou conhecedor mesmo tem como afirmar que os cactos, ou apenas essa espécie, apresenta fragilidade quando mudada de um ambiente menos favorável para um mais favorável, em sol pleno por exemplo?

Serius
22-06-05, 11:58
Eu tenho a certeza absoluta que foi por causa do sol, todos os sintomas apareceram rápidamente no período em que estiveram ao sol e depois de os retirar o problema já não se voltou a repetir. Foi mesmo por terem estado ao sol. Deve ter sido uma transição muito brusca.

Serius
22-06-05, 12:37
http://i7.photobucket.com/albums/y273/Seriuskiller/Cactos22_06_2005.jpg

Como podem ver em ambos os cactus estão a nascer novos brotos. No da esquerda é mais visivel, no da direita o novo broto está mesmo no ponto mais alto do cacto!

Self
22-06-05, 17:23
realmente neste caso cortar não é adequado para não por em risco os brotos, mas realmente o "meristema" como disse nosso amigo, estão comprometidos afastando a esperança de ele voltar a crescer, os cuidados agora são com os brotos, replanta-los assim que crescerem o suficiente para CCCOOORRRTTAAA-LOOSSS!!! hahaha

brincadeira!!! mas é isso mesmo, mais cedo ou mais tarde isso será inevitável!!

boa sorte com seus "bebês" !!!

zóio
22-06-05, 18:23
Eu não cortaria não.... colocaria os vasos onde eles estavam antes ( na mesma posição) dava uma regada e deixava eles lá esquecidos por um bom tempo, apenas observando a recuperação deles...
Boa sorte,
[]´s
Zóio
OBS: Os maiores peroblemas que tive com cactus foram com relação as raizes... se elas estão saudaveis seu cactus vai embora... não se preocupe

esin
23-06-05, 14:56
Os cactos conseguem aguentar quantidades enormes de sol todo o dia. Provavelmente são os seres que mais conseguem aguentar tanta radiação UV.

Agora isso não acontece se eles estiverem durante meses num sitio onde não apanham uma pinga de sol directo por dia (o inverno português é frio e humido e tal como o Serius, eu tambem tive medo de o deixar lá fora) e forem, sem qualquer aclimatização, postos num sitio onde apanham sol forte.

Como já disse tambem tenho toda a certeza que foi o sol porque aconteceu exactamente o mesmo com o meu Pedro e o Stetsonia este ano, quando eu os mudei dum quarto apenas com luz indirecta para a minha varanda que é iluminada por sol forte e directo durante umas 5h+ por dia.

Apesar disso o Pedro sofreu mais que o cacto dos palitos.
Ficou seco e queimado como está o do Serius. Mas o meu, felizmente como só apanha sol de um dos lados e nunca por cima devido ao posicionamento da minha varanda, não ficou com a ponta danificada e continuou a crescer. Neste momento as partes queimadas estão lenta mas progressivamente a ficar verdes de novo :)

O stetsonia coryne ficou apenas com umas manchas escurecidas:
http://img10.imagevenue.com/loc98/th_a0a_stetsonia.JPG (http://img10.imagevenue.com/img.php?loc=loc98&image=a0a_stetsonia.JPG)

Não é necessário nenhum botânico para ligar 2+2, Pesca ;)
Mas apesar disso, na altura fiz um post no 'Garden' do shroomery a perguntar o que se estava a passar e os conhecedores de lá não tiveram duvida nenhuma em constatar que foi, de facto, queimadura solar: http://www.shroomery.org/forums/showflat.php?Cat=&Board=Garden&Number=3797398&Searchpage=1&Main=3797398&Words=+esin&topic=&Search=true#Post3797398
Quer o 'tourist' quer o 'felixhigh' sabem MUITO acerca de cactos e eu confio plenamente no diagnóstico deles.
Depois mudei-o para um sitio com menos sol, mas as queimaduras continuaram por mais umas semanas até que ele ficou assim:
http://www.shroomery.org/forums/showflat.php?Cat=&Board=Garden&Number=3993916&Searchpage=1&Main=3993916&Words=+esin&topic=&Search=true#Post3993916

Até que finalmente parou de ficar mais queimado, as manchas pretas desapareceram, acordou da dormência, e começou a crescer. A partir daí foi progressivamente acostumado ao sitio mais iluminado da minha varanda.

Moral da história: Não pensem, como eu pensei, que por serem cactos não precisam de ser aclimatizados a novas condições tal como as outras plantas. Especialmente se as novas condições forem substancialmente diferentes das anteriores.

Serius
06-07-05, 14:54
Aqui vai mais uma actualização dos cactos:
http://i7.photobucket.com/albums/y273/Seriuskiller/CactusCactus6_07_2005.jpg

Serius
14-09-05, 14:45
Pois é, passou um mês e os dois brotos cresceram bastante. Um dos brotos estava maior e decidi cortar. Primeiro cortei o broto, "decapei" a casca em baixo, passei por pó enraizador e coloquei dentro de um copo para calejar. Depois fui cortar o cacto que tinha sido danificado, cortei de maneira a que o cacto não fique com nenhuma parte apodrecida. Com a parte apodrecida passei tbem por pó enraizador e deixei a calejar, não se se vai dar alguma coisa, mas como tinha uma pequena parte de cacto viva, decidi tentar aproveitar, pode ser que dali se criem novos brotos. Quando puder tiro umas fotos.