PDA

Ver Versão Completa : Brugmansia ssp. Potencia das partes da planta em diferentes periodos de vida.

figurinha
10-08-09, 02:09
Olá pessoal, depois de realizar um pouco de pesquisas em bibliotecas(pesquizando tcc de alguns exuniversiátários e talz), ouvindo professores de botanica da universidade onde estudo, e profissionais na área de plantas medicinais, resolvi fazer um "Ranking" demonstrando as partes mais potentes e menos potentes das plantas do Genero Brugmansia ssp.

O tema pesquizado foi: Concentração de alcalóides(escopolamina e atropina) nas diferentes partes das plantas do genero Brugmansia ssp.

De cima para baixo segue as partes de menos potencia para as mais potentes de modo geral.

-raizes(fraca)

-Folhas velhas/maduras(fraca)

-caule(média fraca)

-Folhas jovens(média forte)

-Flores(forte)

-Frutos(muito forte)

Imagem 1: Gráfico representativo mostrando os diferentes periodos da planta, e a variação de concentração de alcalóides nas diversas partes da planta!

Os resultados de pesquiza foram poucos, mas espero que ajude na hora de preparar as dosagens!

Self
10-08-09, 02:40
Cuidado... Essa planta É perigosa!!!

Pode enlouquecer e na pior das hipoteses até matar!

Além de não ser enteógena, trata-se de uma planta que produz alucinações e delirios, podendo causar desorientação por dias seguidos!

Seu uso correto não é preparando chás, caso esse alerta não te sirva e vc mesmo assim quizer fazer uso, nunca faça numa cidade ou perto de vias expressas, rodovias, ou qualquer outra coisa que ofereça perigo, jamais dirija sob seus efeitos!

recomendamos o uso dos "Enteógenos" para objetivos mais nobres

ruinos
10-08-09, 14:39
Olha que interessante como a concentração passa do caule para os frutos.

Self
10-08-09, 15:16
Por que apagou a resposta, Figurinha??

figurinha
10-08-09, 15:18
Olha que interessante como a concentração passa do caule para os frutos.

A intenção dela parece ser protejer as novas geraçõs de folhas, e depois ela da mais importância para as flores e em seguida aos frutos. Pode ter relação com a proteção contra pragas, uma meio de afastar seus predadores das partes mais importântes dela nos diversos periodos da vida dela.

ruinos
10-08-09, 23:49
A intenção dela parece ser protejer as novas geraçõs de folhas, e depois ela da mais importância para as flores e em seguida aos frutos. Pode ter relação com a proteção contra pragas, uma meio de afastar seus predadores das partes mais importântes dela nos diversos periodos da vida dela.
É verdade. Em uma visão evolucionista e materialista essas plantas numa atitude desesperada pela adaptação passou a produzir essas toxinas para espantar pragas.

figurinha
11-08-09, 01:32
Por que apagou a resposta, Figurinha??

Não apaguei, só movi a resposta para o outro tópico(link abaixo) porquê a minha resposta fugia um pouco do tema deste tópico! :)

http://www.plantasenteogenas.org/forum/showthread.php?t=4241

Pira
11-08-09, 14:35
figurinha, como o self falou, tomar um chá ou ingerir as folhas, flores ou fruto é muito perigoso. (eu não tomei mas dois amigos tomaram e eu fui o sitter, fiquei com medo :eek: )

a forma mais aconselhavel de utilizá-la é passando pelas articulações do braço e pernas e na nuca antes de dormir.
vc terá uma noite de sono maravilhosa e sonhos lúcidos. :p:

figurinha
11-08-09, 18:16
figurinha, como o self falou, tomar um chá ou ingerir as folhas, flores ou fruto é muito perigoso. (eu não tomei mas dois amigos tomaram e eu fui o sitter, fiquei com medo :eek: )

a forma mais aconselhavel de utilizá-la é passando pelas articulações do braço e pernas e na nuca antes de dormir.
vc terá uma noite de sono maravilhosa e sonhos lúcidos. :p:

:) Obrigado pelo post Pira, não descordo de nada aqui, eu apenas faria algumas substituições
tomar um chá ou ingerir as folhas, flores ou fruto é muito perigoso.. Por: tomar um chá ou ingerir as folhas, flores ou fruto pode ser perigoso.
Mas isso se fosse eu que estivesse tentando passar a mensagem, cada caso é um caso não um padrão(PARA MIM), respeito o seu ponto de vista, se quizer conversar ou debater coletivamente exclusivamente sobre isto, será um prazer levar o assunto para o tópico http://www.plantasenteogenas.org/forum/showthread.php?t=4241. Muito Obrigado por se expressar.;)

Normalmente eu prefiro em sessões "estilo unguento" passar mais na face do que na nuca, mas isto porquê eu sempre acabava sujando meu travesseiro e depois sempre me dava trabalho retirar as manchas que ficavam nele, isso foi resolvido revestindo o travesseiro com sacos plasticos, antes eu usava jornal ou folhas de revistas, etc, mas ele(papel, jornal) gruda nas partes do meu corpo e me causa um pouco de desconforto.

Me interessou saber, de seus amigos, qual foi a dose preparada para o chá?, com quais partes da planta foi produzido o chá?(não vou perguntar a proporção água e material utilizado ok!), por que eles decidiram tomar a dose que tomaram?

Por minhas perguntas terem sido voltadas a informações de seus amigos, peço, que compreenda que eu respeito a particularidade deles quanto a experiência que tivera, e por estarmos falando deles em um fórum aberto e não simplesmente alando de nós(eu e você), sua resposta pode vir atravez de outros meios, via mp, e-mail, etc.
É uma pergunta para responder dúvidas minhas, então por favor sinta-se livre, para responder onde quizer :)

Grande abraço pira

kundalini
20-11-09, 09:34
Cuidado... Essa planta É perigosa!!!

Pode enlouquecer e na pior das hipoteses até matar!

Além de não ser enteógena, trata-se de uma planta que produz alucinações e delirios, podendo causar desorientação por dias seguidos!

Seu uso correto não é preparando chás, caso esse alerta não te sirva e vc mesmo assim quizer fazer uso, nunca faça numa cidade ou perto de vias expressas, rodovias, ou qualquer outra coisa que ofereça perigo, jamais dirija sob seus efeitos!

recomendamos o uso dos "Enteógenos" para objetivos mais nobres

cara como assim não é enteogeno ??

essa foi uma das piores burrice que ja li neste forum . por favor me perdoe self , mais tu precisa estudar mais !!

essa planta enteogenica eh usada a milhares de anos por indios da amazonia como planta de cura , de espiritualidade e de viagens astrais

ae vc dizer que nao é enteogeno é um ENORME ERRO !! pesquisa e estuda mais sobre antropologia ok ??

tira fora esse preconceito de manezinho que toma o cha e se fode legal ....

a planta é enteogena SIM . e tem seu uso ritual ....

figurinha
20-11-09, 18:34
cara como assim não é enteogeno ??

essa foi uma das piores burrice que ja li neste forum . por favor me perdoe self , mais tu precisa estudar mais !!

essa planta enteogenica eh usada a milhares de anos por indios da amazonia como planta de cura , de espiritualidade e de viagens astrais

ae vc dizer que nao é enteogeno é um ENORME ERRO !! pesquisa e estuda mais sobre antropologia ok ??

tira fora esse preconceito de manezinho que toma o cha e se fode legal ....

a planta é enteogena SIM . e tem seu uso ritual ....

(Para mim) A planta é enteógena para quem acredita ser, e não é enteógena para quem não a tem como enteógeno.

Eu acredito que a terra é quadrada, e você acredita que é redonda, no final ela é oval.

Relaxa, a planta é o que é independente do que pensamos ou acreditamos ser ou não ser. Cada um com suas próprias conclusões, com suas histórias, com seu atual geito de ser.

Vamos tentar deixar de lado um pouquinho de se preocupar com o que pensamos que outra pessoa precisa ou deixa de precisar. Que importa a mim se um camarada precisa de mais ou de menos? Se um dia ele quizer ouvir minha história ele me pedira para conta-la, a finalidade de ele me ouvir é dele únicamente, a história, apenas ela é minha e de meu interesse.

Não passemos as NOSSAS verdadeS PARTICULARES a diante com palavras falsas/vazias/grosseiras, sejam bons, mostrem que sabem conversar, porque acredito que todos sabemos.

Auto-Controle, energias positivas, luz, garra e muita ação(para mim mesmo, façam o mesmo e muito mais para vocÊs mesmos, particularmente.... se assim desejarem :)).

deixo os livre consigo mesmos, e que não dependam de minhas palavras para formar as tuas.

@lexical
21-11-09, 00:49
olá, sobre esse debate que começou aqui neste topico, acho valido não colocarmos barreiras à busca de conhecimento sobre plantas--liberdade na busca--,por outro lado, não podemos ser ingênuos e imaginar que não vai ter gente que leia e não queira sair experimentando sem antes se informar bem sobre modos de preparo e dosagem correta (que pode variar bastante)... enfim, o alerta é válido tb, ok? não sejamos juizes, mas tb não sejamos omissos.

agora, eu queria mesmo era colocar aqui uma exp com a Brugmansia Suaveolens, lá do eorwd, que ilustra dois lados, um mais perturbador de criar ilusões realistas, que voce se sente enganado pelos sentidos acreditando mesmo em coisas que não aconteceram sem perceber que ainda está alucinando, e por outro, um lado mais transcedental (na minha opinião mais interessante) do poder premeditivo:

"Antes de começar eu devo enfatizar que essa planta definitivamente não deve ser usada para fins recreativos. Não só há uma possibilidade de morte, como os efeitos não são prazeirosos. Essa planta é para ser tratada com respeito.

Decidi descrever uma sessão em detalhes, e mencionar outras de passagem.

Tive essa experiencia com 20 anos de idade, interessado nos aspectos shamanicos da percepção. Eu não havia consumido qualquer outra substancia. Minha mente estava num estado de excitação suave, sem medo ou apreensão alguma. Era mais um caso de 'não posso mais esperar!'. Eu não tinha nenhuma experiencia com psicotrópicos.

A planta que usei foi uma Brugmansia suaveolens, que eu mesmo semeei a partir de sementes comprada numa floricultura. Quando as plantas atingiram cerca de 5 pés de altura, eu retirei partes da raíz, uma vez que os livros que eu estava lendo naquela época aconselhavam o uso dessa parte da planta.

Cortei a raiz em pequenos pedaços e coloquei esses pedaços numa panela com água fervente por um tempo. A idéia era cozinhar até que a maior parte da água tivesse evaporado, e então adicionar mais água, repetindo o proceso. No final eu consegui um liquido amarelado e grosso que cheirava mal e tinha um gosto pior ainda.

Depois que esfriou, eu bebi cerca de uma xicara do liquido e esperei. E esperei. E esperei. Ja era tarde da noite, e eu me sentia cansado, fui pra cama, achando que aquele já era mesmo um anti-climax. Já tinham se passado aproximadamente 90 minutos.

Quando acordei na manha seguinte me senti realmente estranho. Senti minha cabeça como se ela fosse grande como um quarto, e eu tava lá dentro. Sentia meu corpo como se eu estivesse começando a gripar. E me lembrei de um sonho:

(nessa época eu tava nos primeiros anos da faculdade)
No sonho eu tava na cantina da escola, em uma mesa. Então entraram o professor de história e o de sociologia. Um disse para o outro 'Aqui está o livro que você estava procurando, 'Igrejas da Inglaterra e de Gales'. E entregou o livro.

Foi um sonho inócuo, especialmente quando me dei conta dos outros efeitos bem desagradáveis da bebida. Quando entrei no banheiro eu pepercebi que minha face parecia descolorada e cinza. parecia que eu tava de ressaca, ainda que não tivesse nesee ano bebido nem fumado nada.

Quando tentei ler um livro eu percebi que eu tava com visão dupla severa, não conseguia ler. senti um panico - talvez eu tivesse danificado o meu cérebro.

Eu desci as escada e contei para o meu irmão, sentado numa poltrona, o que tinha acontecido. Ele desapareceu. Eu tinha imaginado toda a conversa.

Nao é de surpreender que eu não fui para a faculdade naquele dia, só no final da tarde minha visão voltou ao normal. O unico sintoma que persistiu (por semanas) foi que todo mundo que eu conhecia me parecia falso de uma maneira dificil de explicar - em retrospectiva eu acho que isso foi mais uma reação psicologica a ingestão do que puramente algo quimico / biologico. O dia seguinte foi um dia de folga, mas no outro dia eu fui para a faculdade normalmente. Sentei na cantina, e então entraram o professor de história e de sociologia, um dizendo para o outro 'Aqui está o livro que você estava procurando, 'Igrejas da Inglaterra e de Gales'.' fiquei petrificado.

Outras coisas e pequenas considerações:

Achei essa planta imprevisivel quanto a dosagem. Parece que uma mesma quantidade de raiz de duas plantas podem ter efeitos imprevisiveis, mais fortes ou mais fracas. Obviamente, com cada raíz eu começo com pouquissimas quantidades e vou aumentando aos poucos se necessario.

A ressaca da SUAVEOLENS é como eu chamo os efeitos na manhã seguinte. Tipicamente eu me sentia mal e não conseguia me concentrar bem. Percebi que se eu tocasse musica e me deitasse, olhos fechados, apos um tempo a musica iria mudar para o que eu achava ser uma conversa esquisita. Apos um certo tempo, quando eu começava a me perguntar porque a outra pessoa estava falando aquelas besteiras, a conversa novamente virava musica de novo.

Quando eu tentei combinar doses menores com tambores shamanicos, as visões que eu tinha não eram preto e branco mas também não eram totalmente coloridas. As visoes tinham uns tons de amarelo, verde e marrom."

r1ch4rd
26-11-09, 03:08
porque não esturadão a potencia das sementes?

outrenm
26-11-09, 03:29
estudarao foi fod*..
estudaram

outrenm
26-11-09, 03:33
nao concordo com esse estudo..

eu acho que as folhas tem muito mais toxina que as flores

conheco dois sujeitos que quando jovens tomaram o cha das folhas da brugmansia um apresenta recaidas ateh hoje e jah foi internado 43 vezes, outro ficou louco mesmo ele morava com a mae mas ela nao deu conta deve estar morando numa clinica psiquiatra

figurinha
28-11-09, 10:20
porque não esturadão a potencia das sementes?
Creio que as sementes e os frutos, possuem basicamente a mesma porcentagem de alcalóides tropanicos.

nao concordo com esse estudo..

eu acho que as folhas tem muito mais toxina que as flores

conheco dois sujeitos que quando jovens tomaram o cha das folhas da brugmansia um apresenta recaidas ateh hoje e jah foi internado 43 vezes, outro ficou louco mesmo ele morava com a mae mas ela nao deu conta deve estar morando numa clinica psiquiatra

Eu particularmente tenho costume de utilizar folhas MADURAS em periodos vegetativos, Folhas JOVENS tem potencia muito elevada, o que confere com o gráfico.
A questão que fica é sempre a mesma, qual a dosagem que eles tomaram? em que estação da planta? folhas jovens? maduras?

Não é porquê nas folhas contem uma porcentagem menor de alcalóides que eu vou fazer um mega-buster-chá, por isto é importânte dosar, seus amigos ai, são bons exemplos para começarmos a dar mais importância a este ponto decisivo, chamado DOSAGEM.

É tudo bastante variável, se as folhas estiverem muito danificadas(por insetos, etc) a potencia também aumenta, funcionando como uma proteção reforçada, para as folhas atingidas, o mesmo vale para as flores, para os frutos não, pois normalmente eles necrosam e morrem.

clrlp
08-06-10, 13:45
Que massa esse tópico ainda não tinha visto ele... mas Figurinha, eu fiquei em dúvida ao olhar a raiz na faze vegetativa X florescimento, ainda mais se a faze vegetativa precede o florescimento ou seja, se a planta ainda está em seu periodo de juvenilidade( apenas vegetativo ainda não entrou em reprodução), durante este período as plantas costumam fazer um estoque, acumular energia, nisso creio que entram os alcalóides também; logo seria correto pensar que além d amobilização dos compostos do caule os da raízes tb seriam mobilizados para os frutos...

QUe acha?

figurinha
08-06-10, 15:02
Que massa esse tópico ainda não tinha visto ele... mas Figurinha, eu fiquei em dúvida ao olhar a raiz na faze vegetativa X florescimento, ainda mais se a faze vegetativa precede o florescimento ou seja, se a planta ainda está em seu periodo de juvenilidade( apenas vegetativo ainda não entrou em reprodução), durante este período as plantas costumam fazer um estoque, acumular energia, nisso creio que entram os alcalóides também; logo seria correto pensar que além d amobilização dos compostos do caule os da raízes tb seriam mobilizados para os frutos...

QUe acha?

As Brugmansias não aparentam enfrentar muitos "problemas" que a levem a ter de armazenar muito amido, água ou alcalóides até o momento de seu florescimento.

A produção de escopolamina parece acompanhar a necessidade momentânea em um determinado órgão da planta. Utilizando uma planta adulta para refletir, o florescimento só virá próximo aos mêses quentes e chuvosos, neste mesmo período há também grande diversidade de insetos polinizadores e também aqueles que a danificam se alimentando de folhas e flores. Então para mim faz mais sentido que o "sistema imune" da planta seja ativado durante o periodo de maior risco e a produção de alcalóides protetores aumente bem como seu metabolismo em geral. Por isso, faz sentido que de modo geral a planta apresente maior concentração de alcalóides no periodo de florescimento se comparado com o periodo vegetativo, por questões ambientais (proteção, atração de polinizadores, etc).

As raizes parecem ser naturalmente uma área de poucos problemas para a planta visto que a produção de escopolamina nela é bem estável. se comparada a outras partes.

Não sei se refleti de modo que lhe pudesse ser útil.

Questões a serem estudadas:

Em qual(is) região da planta a escopolamina é produzida?

Existe necessidade de a planta transferir alcalóides de um órgão(raizes, caule, folhas, flores e frutos) para outro?

clrlp
08-06-10, 15:25
Refletio perfeitamente onde eu nem passei perto hehe :D ... Concordo contigo;
Não avia pensado na questão ambiental envolvida nessa dinâmica que concerteza seu raciocínio está correto.

Eu estou sem tempo para responde a primeira questão mas creio que este pdf possa responder hehe, puta ouro em um rápida garimpada :D , acertei o veio :)
http://www.ufpel.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=479

E quanto a secunda, eu acho possível ela mobilizar sim, tlavez o pdf possa dár certeza...

Grande Figurinha, este seu tópico juntamente com aquele que fiz sobre a dosagem pela mão de cada usuário (não sei se é muito simpátizante de impirismos hehe), poderiamos juntamente com um manejo criar uma grande seguridade para o uso das Brugmansia :D .

clrlp
08-06-10, 16:12
Comprovando o que o colega Figura postou aqui no fórum ^^ ... talvez possamos tirar mais algo deste pdf também, só passei o olho...

http://www.ib.unicamp.br/profs/trigo/MNA-DR.pdf

Mas olha o que diz:
"A presença da escopolamina em cada órgão durante as fenofases do ciclo de vida
de B. suaveolens, está relacionada com o valor desses órgãos em cada fenofase. Vários
ensaios preliminares foram realizados para que pudéssemos ter uma visão geral de como
B. suaveolens aloca a escopolamina durante o seu ciclo de vida, dando embasamento
suficiente para realizar ensaios futuros de indução e de herbivoria."

figurinha
09-06-10, 02:09
Como eu já havia citado clrlp, tenho mais prática em utilizar folhas maduras preferencialmente no periodo vegetativo e de frutificação. Mas só de bater o olho na tabela, podemos dizer que a RAIZ é a parte da planta mais estável (em se trarar de concentrações de alcalóides) e portanto, o órgão mais facil para se alcançar uma dosagem segura e satisfatória. Seguida pelas folhas maduras que também limitando-se a colher em determinados periodos da vida da planta as concentrações são QUASE estáveis quando as folhas não estão danificadas.

clrlp
14-06-10, 09:49
É sabido que stresses como a desfolha implicam em aumento destes alcalóides, como visto aqui, como é visto em espécies de Nicotiana como andei lendo na Cana tb é assim e eu estava pensando.... causar uma cituação de risco na salvia poderia aumentar os níveis de Salvorina? Nad a aver com tópico mas é que não ia abrir um somente para essa colocação.

outrenm
14-06-10, 12:42
no caso da nicotiniana a toxina eh a forma da planta de afastar os insetos, entao o estresse perda das folhas, causaria um aumento na producao de nicotina pois a planta tenta se reforcar pois pra ela aquelas folhas foram tiradas foram na verdade consumidas por predadores, mas no caso da brugmansia eu nao sei porque a planta nao eh ativa se voce nao ferver ela, voce pode comer uma flor de brugmansia que voce nao sentira nenhum efeito se nao ferver, e eu ja vi insetos comendo flores de brugmansia, mas nunca vi nas folhas,nao sei se a escopolamina seria uma forma de protecao contra predadores, no caso a salvinorina nao eh um agente inibidor de predadores mas uma substancia, no caso da cannabis a falta de polinizacao causa um maior aumento de producao do principio ativo , mas convenhamos para que perturbar uma plantinha deixa ele viver, arranque as folhas quando elas estiverem disponiveis, para que estressar a plantinha neh!

clrlp
14-06-10, 17:00
cara, toda subtância secundária está na plantapara algum motivo, o primeiro deles antes que o contrário seja provado é anti-herbivoria, a canna tb aumenta caso vc pertube a planta eu li isso no Manual da ARSEC depois posto fotos, a trombeta concerteza tem seus alcalóides como fonte de proteção tb, e sua desfolha causa sim um aumento de até 4X o teor de escopolamina antes desta:
Em um dos estudos que postei temos:

Os resultados de indução mostraram que, quando 50% da área foliar de folhas de plantas de 90 dias de idade foram removidas mecanicamente, houve aumento de até 4
vezes na escopolamina presente 24 horas após o dano. Este aumento perdura até 48 horas após o dano, voltando aos seus níveis iniciais após 96 horas. Sugere-se que esta
resposta de indução pode ser um mecanismo relacionado com a defesa da planta contra ataque de seus inimigos naturais.

Aposto que com a Salvia não é diferente...

outrenm
14-06-10, 17:16
eh pode ser..
no caso da psilocibina, que eh uma substancia que auxilia no cresciemento do fungo, nao tem nenhuma relacao com protecao,

as tecnicas de xtresse da cannabis sao tipo dificultat a passagem de seiva pelas folhas neh

Nono
14-06-10, 17:52
eh pode ser..
no caso da psilocibina, que eh uma substancia que auxilia no cresciemento do fungo, nao tem nenhuma relacao com protecao,

as tecnicas de xtresse da cannabis sao tipo dificultat a passagem de seiva pelas folhas neh
Nos cubensis as psilas e outros alcaloides compreendem o ciclo sexual do fungo, quando ele esta produzindo esporos aumenta a quantidade de alcaloides pra dizer que eh hora da festa (esporulacao) comecar.
Nos amanitas, a toxina funciona como as plantas.
Inicialmente o fungo lanca alguns '"pilotos" para medir o clima no exterior da colonia, com alta concentracao de veneno (ate 12 x mais) pra proteger o piloto contra possiveis predadores.
Apos a medicao inicial que dura de 15 a 19 dias os pilotos esporulam na camada superior da cobertura de materia em decomposicao e criam uma "plataforma" para a frutificacao.
Esses cogumelos secundarios, que eu chamo de "reprodutores" ampliam o raio do ring servindo de veiculo para o movimento da colonia completa pelo chao da floresta.
Eles intencionalmente tem menos veneno pois se forem consumidos por um predador servirao tambem como foco de criacao de novas colonias no local onde o predador defecar (ou vomitar) os pedacos do cogumelo.

clrlp
14-06-10, 18:43
Eu não ponho fé nessa de radar não dos vermelhos, e estou chegando a conclusão que ou se usa 100gr para cima destes grandões Brasileiros, ou tire somente fotos deles, to tentando entra no CM pra posta minha indagação quanto a aisso, mandei 65gr devidamente colhidos e secados a um colega que tomou 35gr e teve algo bem leve... cada inverno perco a fé nos grandes, talvez seja por isso que Mucimol seja liberado pela legislação....

clrlp
14-06-10, 18:56
Olha só que dó uhauha, se um dia tivé um pezim acho que não tnho corage de fazer isso...:eek:

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAALbhDc2ctvjNq-gfKyhfucgRjI5yy9k9J0hG58rzq_B0sMwDaDwufQ55T-infi_Jksl5Q86T_ZfVPb8vV3KWx6MAm1T1UD3aJMkN0plubyF3 GXJGy1Q1WfAt.jpg

clrlp
14-06-10, 20:24
Bem... sobre os Amanitas vamos tentar mais uma vez do geito de quem entende do negócio....

SALLLLY
23-06-10, 20:53
Muita esclarecedor morta, nunca tinha entendido direito o termo "piloto"...

E CLR, caraca, 35 gramas e nada??estranho demais...

clrlp
23-06-10, 22:39
Jeito cara éo jeito, os vermelhos é com mel e vodka mesmo!

gmcortilio
24-06-10, 13:07
Caras, que doidera essa reprodução dos amanitas.....cada vez que leio esse tipo de informação, fico impressionado com os mecanismos da natureza...e ainda dizem que não tem vida..inteligência..etc..

clrlp
24-06-10, 17:49
Caras, que doidera essa reprodução dos amanitas.....cada vez que leio esse tipo de informação, fico impressionado com os mecanismos da natureza...e ainda dizem que não tem vida..inteligência..etc..

Se não tivece vida não teria sons e cores como este:

http://www.youtube.com/watch?v=ZbIffp40U8w&playnext_from=TL&videos=jvO_HwIXxkI

Esse som me arrepia, gosto de escuta ele de olhos fechados :o