Ver Versão Completa : Leite nos cactos??
Navegando por ai em busca de informações sobre cultivo geral de cactos e suculentas me deparei com uma informação um tanto quanto esquisita:
"Para ter cactos fortes, regue-os uma vez por mês com leite."
Alguem do forum com experiência no cultivo de cactos ja ouviu ou faz isso?
Quais os nutrientes contidos no leite poderiam contribuir para um melhor crescimento do cacto?
Fonte:http://wiki.bemsimples.com/pages/viewpage.action?pageId=12421684
L'esprit libre
10-11-09, 01:48
Não sei se isso é útil, porém me parece que isso implica em contaminação.
Oh do ponto de vista micro-biológico, o leite é alimento pra uma centena de microorganismos, entre eles os fungos que comem o cacto depois como aspergillum sp, verticiliumm sp, e trichoderma spp.
O óleo do leite entao tem propriedades que podem acabar com a CTC(capacidade de troca cationica do solo) e ainda servir de chamariz para formigas.
Se nao tiver certeza nao faça.
RodoxPreto
10-11-09, 13:28
Apenas uma vez por mês, e bem pouquinho, não deve fazer tão mal. Vale a pena fazer um teste! Mas use como cobaia um cacto não muito querido. Caso a experiência for causar dano à planta.
Valeu pelos esclarecimentos, vi num outro site a mesma orientação mas usando uma quantidade pequena de leite diluida em água, vou fazer um teste durante uns seis meses com dois cactos iguais e da mesma idade(cactos não muito queridos), em um farei uma rega mensal com leite diluido em água e no outro a rega da maneira convencional. Conforme os resultados forem aparecendo sejam eles bons ou ruins vou postando na sequência.
Tome cuidado com esse teste, deixe os cactos isolados de qualquer pessoa e use uma máscara. Eu não sei bem com qual facilidade o aspergillum (ou outros fungos) infecta uma pessoa, mas se você deixar na sua cabeceira ou na caminha do seu cachorro e o cactus criar fungos pode ter certeza que alguma coisa ruim vai acontecer.