Ver Versão Completa : Diário de Cultivo - RATTLEHEAD
rattlehead
09-03-10, 11:54
Iniciei meu aprendizado com aka pastora há cerca de 1 mês com uma muda enraizada com 15 centímetros e várias folhas. Plantei-a num vaso de porte pequeno. Minhas ideia era mante-la neste vaso por um tempo e então transplanta-la para um vaso maior, de cerâmica.
Preparei o solo com humus, terra do jardim, um pouco de esterco e criei algumas camadas com pedras e cacos para facilitar a drenagem; não usei vermiculita pois não tem em lugar algum na minha cidade.
Meu cultivo é indoor, a planta fica exposta com luminosidade indireta praticamente o dia todo. Nas primeiras semanas a planta mostrou-se vigorosa, cheia de energia... eu borrifava água nas suas folhas umas 3x ao dia e regava sempre que sentia a terra seca.
Ela permaneceu perfeita por 1 mês... mas 2 semanas pra cá as folhas começaram a secar nas bordas e cair. Então decidi mante-la em uma tenda úmida por alguns dias (o clima aqui está bastante seco), mas foi aí que a situação piorou.
Mediante esta situação, adiantei meus planos e comprei ontem um vaso maior e também comprei terra preparada (composta por casca de pinus, vermiculita, turfa, material decomposto, etc). Misturei com 1/5 de areia e transplantei para o novo vaso.
No vaso antigo, notei que a terra estava um pouco compactada e que as raízes não se desenvolveram no novo terreno.
Este é meu primeiro cultivo, pesquisei bastante antes de iniciar. Percebi que o desenvolvimento é bastante lento, é assim mesmo?
Gostaria de ajuda de vcs, quais são/foram os meus erros? O que devo fazer?
Pretendo manter este diário atualizado, obrigado pessoal!
Segue abaixo as fotos de como ela estava e como ficou 2 semana pra cá.
gmcortilio
09-03-10, 15:08
Fala hattlehead.....
Bela iniciativa esse guia de cultivo.....vou acompanhar de perto.....
Cara....podia ser por causa da terra compactada (que não deixa as raízes respirar) e úmidade.
Segue alguns links muito bons daqui do PE, que tem informações muito boas:
http://www.plantasenteogenas.org/forum/showthread.php?t=4001
http://www.plantasenteogenas.org/forum/showthread.php?247-Problemas-pestes-e-doenças-no-cultivo-de-Salvia.
http://www.plantasenteogenas.org/forum/showthread.php?t=4062
http://www.plantasenteogenas.org/forum/showthread.php?3357-Problemas-com-muda-de-Salvia-Divinorum
http://www.plantasenteogenas.org/forum/showthread.php?t=4484
Abraços a todos
rattlehead
09-03-10, 17:28
Obrigado pelas respostas... ainda tenho algumas dúvidas:
1. A composição do solo que utilizei é ideal? Já li que o pessoal utiliza diversos tipos de compostos e fiquei na dúvida;
2. Estou pensando em retirar o substrato que veio com a muda pois qdo transplantei notei que as raízes não estavam salientes.. eu poderia molhar o substrato com água mineral e ir desmembrando o solo aos poucos até o aparecimento das raízes.. tem risco da sally fenecer?
Obrigado pessoal! =]
gmcortilio
09-03-10, 18:00
Acho que a retirada do substrato original pode ser muito traumatizante ´para a muda...pelo menos sempre vi o pessoal dizendo pra transplantar o torrão todo para o substrato novo.
Como sou novo no cultivo da SD...vou deixar pro pessoal mais experiente responder
tira ela do vaso com cuidado pra nao traumatizar muito as raízes
deixa de molho numa bacia com agua mineral por alguns dias até tu montar um substrato novo
Amigo, tenho trabalhado com plantas nos últimos 15 anos, apesar de ser com bonsai que tenho mais prática, não com plantas enteógenas. Uma dica que fica, e que se aplica à qualquer planta, sendo desnecessário pra algumas mas sem fazê-las mal, é sempre colocar areia de rio no substrato. Os bonsai mais antigos do Japão (alguns pinheiros negros com mais de 1000 anos, principalmente em monastérios) são cultivados apenas em areia, sendo colocado de tempos em tempos os nutrientes necessários para sua sobrevivência. Isso faz com que não ocorra decomposição no substrato (pois não tem material orgânico, como terra, humus, esterco, ...), nao ocorrendo também enfraquecimento da raíz, que ocorre em conjunto com a decomposição do substrato, o que permite uma planta mais saudável, e muitas vezes com maiores quantidades de substâncias. Como exemplo, pode-se ver nas culturas hidropônicas, onde a planta fica com a raíz diretamente na água, sem substrato, e são colocados diariamente os nutrientes necessários para uma planta sadia.
O seu caso parece ser realmente substrato muito compacto, o que não permite a drenagem da água, ou raíz queimada pelo esterco. O esterco só deve ser colocado quando estiver muito curtido, pois caso contrário pode queimar a raíz da planta.
Te aconselho a preparar um vaso uma mistura que permita que não se acumule água no vaso. O que pode ser colocado na mistura é caco de telha, quebrado em pedaços pequenos, mas nunca em pó. É bom pois não há decomposição, como com material orgânico, mas o barro da telha mantem o substrato úmido. Talvez como mistura básica, pode-se usar 1/4 de areia de rio fina ou pedrisco pequeno, 1/4 de pedrisco medio, 1/4 de humus de minoca ou terra vegetal, 1/4 de pedrisco de caco de telha. Usando-se um solo assim, basta ficar ligado na adubação, que terá que ser feita com mais frequência devido a pouca quantidade de material orgânico no subtrato. Após o preparo, retire com cuidado todo o torrão da muda e transplante-o inteiro para o novo vaso, mantendo o substrato sempre úmido nos primeiros 14 dias, sem dar sol direto para a muda, mas mantendo ela em local ventilado e iluminado.
Nunca molhe em excesso, a não ser que se trate de espécie que gosta de solos alagadiços (o que são poucos casos, mas fica como exemplo o manjericão). Sempre deixe o substrato secar antes de molhar novamente, e aí regue a muda até que saia água pelos furos de drenagem. Não deixe também água acumular no pratinho da planta, sendo melhor, quando possível, deixá-la sem prato.
É isso que tenho a compartilhar, espero que sirva de alguma forma à você ou à qualquer pessoa.
Caso tenha interesse que eu escreva algo sobre adubação, como o que é NPK, pra que serve cada um dos nutrientes, sobre micronutrientes, ..., basta pedir que escrevo. Só não escrevo logo pois é um assunto com algumas minúcias, demandaria mais tempo.
Estou muito feliz com meu jardim enteógeno, apesar de ainda estar em formação. Aconselho a todos que façam os seus próprios.
"Quando o homem aprender a respeitar todos os seres da criação, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."
gmcortilio
12-03-10, 10:35
Bela resposta Samy.
Obrigado pelas informações tão ricas.
Rattlehead, estou vendo coisas, ou tem uns cubensis no pé da tua muda??????????????
Abraços a todos.
rattlehead
12-03-10, 11:52
Olá pessoal,
Agradeço novamente pela variedade de informações, é de grande ajuda para todos nós!
Gostaria de esclarecer que descartei a possibilidade de desfazer o torrão original que veio com a planta pois as raízes da Sally são muito delicadas e poderiam não resistir à troca completa de substrato.
Considerei a hipótese de excesso de água válida, embora nunca tenha encharcado a terra, acredito que as borrifadas regulares foram a provável causa do problema (bem como solo compactado e possível excesso de nutrientes -- esterco).
Daqui em diante pretendo rega-la moderadamente apenas quando a planta apresentar sinais, como folhas levemente murchas.
Resumindo... apenas transplantei-a para um vaso maior, manti o torrão original e utilizei uma terra preparada, sem excesso de nutrientes que poderiam queimar a raíz como adiantado pelo companheiro Samy.
Neste novo vaso, tomei a precaução de deixar a terra bem solta, para facilitar a grenagem e oxigenação das raízes, por isso, construi algumas camadas para facilitar a drenagem e manter umidade:
- 1a camada: composta por cacos de telha (de barro);
- 2a camada: composta por uma porção generosa de argila expandida;
- 3a camada: composta por aproximadamente 1,5 cm de areia;
As folhas que estavam secando caíram naturalmente, a Sally está peladinha (sem folhas), mas tenho notado uma melhora (está desenvolvendo brotos/folhas próximo aos nós onde as folhas tinham caído); segue fotos de hoje (12/03/10).
A propósito, acho que não são cubensis... mas eles sempre renascem juntos (sempre o par); ciclo perfeito.
rattlehead
14-03-10, 12:07
Más notícias... :(
Os dois caules estão murchando nas pontas e apodrecendo, este apodrecimento está descendo aos poucos e vai consumi-la inteira! Já não sei mais o que fazer!!!
Estou convícto que o problema é com o substrato que veio com a planta, só que trocar o torrão é um processo muito delicado, pode matar a planta de vez!
Se ninguém tiver dicas, hoje à tarde farei 2 cortes para enraizar.
corta a parte podre com uma lâmina limpa
e tira com cuidado do torrão e deixa na agua mineral
acho melhor tentar isso antes de corta pra enraizar
eaí cara como está a plantinha?
rattlehead
19-03-10, 21:04
Está se desenvolvendo bem! Em breve posto novas fotos!!
rattlehead
02-04-10, 16:01
Cortei a parte que estava apodrecendo com uma lâmina esterilizada e então fiz 2 cortes e coloquei-os para enraizamento.
O corte menor infelizmente morreu. O outro desenvolveu 2 ramificações e já está com folhas... Porém, faz 3 semanas que está na água e nada das raízes desenvolverem...
Segue novas fotos.
32073208320932103211
caramba valeu pela aula samy !!! acrescentou mto bem ao topicoooo .
Amigo, tenho trabalhado com plantas nos últimos 15 anos, apesar de ser com bonsai que tenho mais prática, não com plantas enteógenas. Uma dica que fica, e que se aplica à qualquer planta, sendo desnecessário pra algumas mas sem fazê-las mal, é sempre colocar areia de rio no substrato. Os bonsai mais antigos do Japão (alguns pinheiros negros com mais de 1000 anos, principalmente em monastérios) são cultivados apenas em areia, sendo colocado de tempos em tempos os nutrientes necessários para sua sobrevivência. Isso faz com que não ocorra decomposição no substrato (pois não tem material orgânico, como terra, humus, esterco, ...), nao ocorrendo também enfraquecimento da raíz, que ocorre em conjunto com a decomposição do substrato, o que permite uma planta mais saudável, e muitas vezes com maiores quantidades de substâncias. Como exemplo, pode-se ver nas culturas hidropônicas, onde a planta fica com a raíz diretamente na água, sem substrato, e são colocados diariamente os nutrientes necessários para uma planta sadia.
O seu caso parece ser realmente substrato muito compacto, o que não permite a drenagem da água, ou raíz queimada pelo esterco. O esterco só deve ser colocado quando estiver muito curtido, pois caso contrário pode queimar a raíz da planta.
Te aconselho a preparar um vaso uma mistura que permita que não se acumule água no vaso. O que pode ser colocado na mistura é caco de telha, quebrado em pedaços pequenos, mas nunca em pó. É bom pois não há decomposição, como com material orgânico, mas o barro da telha mantem o substrato úmido. Talvez como mistura básica, pode-se usar 1/4 de areia de rio fina ou pedrisco pequeno, 1/4 de pedrisco medio, 1/4 de humus de minoca ou terra vegetal, 1/4 de pedrisco de caco de telha. Usando-se um solo assim, basta ficar ligado na adubação, que terá que ser feita com mais frequência devido a pouca quantidade de material orgânico no subtrato. Após o preparo, retire com cuidado todo o torrão da muda e transplante-o inteiro para o novo vaso, mantendo o substrato sempre úmido nos primeiros 14 dias, sem dar sol direto para a muda, mas mantendo ela em local ventilado e iluminado.
Nunca molhe em excesso, a não ser que se trate de espécie que gosta de solos alagadiços (o que são poucos casos, mas fica como exemplo o manjericão). Sempre deixe o substrato secar antes de molhar novamente, e aí regue a muda até que saia água pelos furos de drenagem. Não deixe também água acumular no pratinho da planta, sendo melhor, quando possível, deixá-la sem prato.
É isso que tenho a compartilhar, espero que sirva de alguma forma à você ou à qualquer pessoa.
Caso tenha interesse que eu escreva algo sobre adubação, como o que é NPK, pra que serve cada um dos nutrientes, sobre micronutrientes, ..., basta pedir que escrevo. Só não escrevo logo pois é um assunto com algumas minúcias, demandaria mais tempo.
Estou muito feliz com meu jardim enteógeno, apesar de ainda estar em formação. Aconselho a todos que façam os seus próprios.
"Quando o homem aprender a respeitar todos os seres da criação, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."
samy otimo posttt , boa mesmooo graciasss
a ta de boa,logo logo cresce raíz
se esse raminho novo apareceu antes de cortar,nao precisava fazer o corte era só tirar do vaso e deixar na agua
deixa ela num recipiente cheio de água(na foto ta diferente)e uns dez minutinhos no sol da manhã,que logo menos enraiza
rattlehead
03-04-10, 21:36
Os ramos novos apareceram depois que deixei o corte para enraizar. O pote possui água rasa... uma das extremidades fica imersa para o desenvolvimento das raízes.
Existe algum composto que ajude a acelerar o desenvolvimento das raízes?
Fala rattlehead, blzinha?
Coloca ela em água destilada, enraiza com mais sucesso.
E bota mais um pouquinho de água no pote.
E acredite.
Abraços
rattlehead
05-05-10, 23:49
Então pessoal... estou usando agua destilada (da chuva), a muda continua igual... desenvolvendo aquelas folhinhas lentamente... mas nem sinal de raízes, e já passou 1 mês.
O que faço?
tem choroes ae na sua cidade ? (SALGUEIRO)
corte 3 cms das ponteiras deles faca um suco e molhe o corte, deixe secar depois continue com a enraizacao.
pode ser feito da batatinha da TIRIRICA tambem.
abrass (hormonio enraizador natural)
rattlehead
10-07-10, 20:19
Olá pessoal!!!
Transferi aquele pequeno corte para a terra e enraizou com sucesso! Ela já está com uns 3 cm e várias folhas, está se desenvolvendo rapidamente!!!
Agradeço as dicas, em breve publico novas fotos!!!
Nada melhor que a experiência! Sejam persistentes pessoal, estamos lidando com vidas!!!!
gmcortilio
10-07-10, 20:32
QUE BOM IRMÃO!!!!!! PARABÉNS PELO DESENVOLVIMENTO E POR TER INSISTIDO NO TEU CULTIVO!!!!
Good Vibes!!!!!!
Abraços
rattlehead
13-07-10, 21:19
Pessoal, segue fotos da vitória, minha pequena guerreira!!! ;D
3600 3601 3602 3603
Fotos da semana passada, ela tem se desenvolvido muito bem neste inverno rigoroso aqui do sul... sob os meus cuidados.
Bá, está muito bonita!! Ela está dentro ou fora de casa????
Falou!
gmcortilio
13-07-10, 21:31
Tá linda demais Rattlehead.....o teu carinho e insistência fizeram milagres com ela....que provou, por seu lado, ser teimosa e persistente....tá com muita saúde =)
DEMAIS!!!
Good Vibes meu irmão...que ela te presenteie com muita Luz e quem sabe uma bela flor qualquer hora!
rattlehead
13-07-10, 21:46
Bá, está muito bonita!! Ela está dentro ou fora de casa????
está dentro de casa pois o inverno é forte aqui, ela é o meu "bom dia" de toda a manhã.. ;D
Good Vibes meu irmão...que ela te presenteie com muita Luz e quem sabe uma bela flor qualquer hora!
obrigado!!! =] aguardo muito por este dia... quando a primavera chegar!! rsrs! a propósito, como anda a propagação por sementes? existe alguma técnica para este fim?
ta bem verdinha mesmo hem !! da hora car a, positive vibes ! ja vingo !
pow cara parabéns você conseguiu o que eu não consegui, tomo seu cuidado e dedicação como aprendizagem, good vibes mano!!!
Parabens pelo desenvolvimento de sua estimada Vitória, que ela crescça, floreça e dê frutos mil por um.....
abraços...
Psicodélico
14-07-10, 09:35
Pessoal, segue fotos da vitória, minha pequena guerreira!!! ;D
3600 3601 3602 3603
Fotos da semana passada, ela tem se desenvolvido muito bem neste inverno rigoroso aqui do sul... sob os meus cuidados.
Isso irmão! Agora, não esqueça de se informar bastante aqui no fórum sobre as dicas de cultivo para não cometer outros erros!
Parabéns! A sua muda está vigorante!
rattlehead
07-08-10, 19:47
Atualizando... ela está vigorante e desenvolveu novas folhas...
37303731373237333734
Norin Radd
07-08-10, 19:54
Que beleza!
rattlehead
07-08-10, 19:57
3735373637373738
See ya.
Valeu, querido rattlehead, por compartilhar conosco os frutos de toda a sua dedicação!!!
Abençoados Sejam!!!
É de brilhar os olhos e sorrir a alma!...
Que linda irmão, linda, forte, ela vai aguentar o frio sim, ela é uma planta vencedora, essa penugenzinha.. brilha muito os olhos mesmo anet e to sorrindo aqui, vem de dentro, a gente sabe como quem cultiva se empenha e faz com carinho!
Muita paz e luz irmão
Psycodelia
20-08-10, 20:13
:pos::pos::pos::pos: De FODA Tu é o Cara Foda^^
Conversa com essa tua planta, mostre seus objetivos pra ela, e ela vai crescer ainda melhor mannnn :D, to felizão por ti brother :o